Mais da metade dos filmes atualmente em cartaz nos shoppings do Recife são continuações. A constatação indica que os grandes estúdios não têm investido na originalidade. Nesta quinta, mais duas sequências entram em cartaz: A Era do Gelo - O Big Bang (quinto episódio da série) e Carrossel 2 - O sumiço de Maria Joaquina (segunda aventura cinematográfica dos personagens da telenovela infantil). As crianças são as principais vítimas, já que a maioria das continuações lançadas nesta temporada são infantis ou infanto-juvenis. Apesar de exceções recentes, como Divertida mente (2014), a regra tem sido não apostar em novas ideias e garantir as bilheterias por meio do retorno de personagens de sucesso. A criatividade é arriscada demais para um mercado que passa por crises e ainda enfrenta concorrências com a pirataria, a TV e os serviços domésticos de vídeo por demanda (Netflix, iTunes, Google Play, etc). Dos 12 longas-metragens em exibição nos multiplex, sete são produtos derivados de produções mais antigas (sem contar com Porta dos Fundos - Contrato vitalício, desdobramento de um seriado da internet).
Clique aqui para ver os horários dos filmes em cartaz
Além de Carrossel e A Era do Gelo, os cinemas neste momento exibem novos capítulos de Invocação do mal, As Tartarugas Ninja, Independence day, Truque de mestre e Procurando Nemo (com Procurando Dory). Até a semana passada, X-Men e Alice através do espelho também integravam a lista.
Carrossel 2 é um retrocesso em relação ao primeiro filme. No anterior, havia uma preocupação educativa mais clara, com mensagens sobre a valorização da natureza e contra a especulação imobiliária. Eram elementos lúdicos que lembravam produções da TV Cultura. No segundo longa-metragem, a vingança é a maior motivação das ações, sem maiores aprofundamentos. Existe uma tentativa de defender o valor da amizade, mas há piadas que ridicularizam, por exemplo, o visual e a origem étnica de um personagem (um menino descendente de japoneses é chamado de "temaki de abóbora" por ter o cabelo pintado de laranja). É praticamente uma apologia ao bullying. Há ainda uma criança viciada em videogame retratada sem nenhuma postura crítica ou construtiva (o vício é até estimulado em uma das cenas finais).
A Era do Gelo 5 é o filme mais nonsense da série. A animação brinca com as teorias do Big Bang e do meteoro que devastou a Terra há milhões de anos. É claramente uma aventura de comédia, sem preocupações cientificas. As piadas são mais concentradas em tombos, pancadas e trapalhadas dos mamíferos pré-históricos, mas há também subtramas sobre amor, família e amizade. Os cristais espaciais proporcionam um novo visual com tons florescentes de rosa e roxo. O esquilo mais uma vez ganha praticamente um filme à parte, em ações paralelas, desta vez a bordo de uma nave espacial alienígena.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco