Viver

Mais de mil horas de jazz disponíveis de graça na internet

Clássicos de Frank Sinatra, Louis Armstrong, Billie Holiday e Ella Fitzgerald podem ser ouvidos e baixados

Billie Holliday é uma das artistas da coleção. Foto: Divulgação

O professor David W. Niven começou a colecionar álbuns de jazz em 1925, aos 10 anos de idade, um hábito que se estendeu até sua morte, em 1991. Seu vasto acervo musical, que conta com artistas lendários como Frank Sinatra e Billie Holiday, agora está disponível de graça na internet.

Os LPs de Niven foram convertidos no fim dos anos 80 para fitas cassette, que, mais tarde, foram digitalizadas. Os aúdios contam com narrações do próprio Niven, contando a história do álbum em questão e do artista. Além dos mais populares, a coleção inclui também artistas como Bix Beiderbecke, Lester Young e Earl Hines.

O acervo foi doado por Niven a um programa de música de uma escola de Massachusetts, nos Estados Unidos. O coordenador do programa, Kevin Powers, decidiu torná-lo público. "É uma coleção extraordinária. Ela representa o que há de melhor na música americana do século 20, e é uma biblioteca extremamente necessária para qualquer fã de jazz", escreve Powers no site onde as músicas estão hospedadas. São mais de mil horas de jazz clássico, que podem ser ouvidas e baixadas de graça, no Archive.org.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...