Música Tradição e resistência das orquestras pernambucanas são desvendadas em pesquisa Grupos de fanfarra, dobrado e marchas militares estão no projeto

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/07/2016 15:58 Atualizado em: 25/07/2016 16:19

Banda da Cidade do Recife está no portal. Foto: Helder Tavares/Divulgação
Banda da Cidade do Recife está no portal. Foto: Helder Tavares/Divulgação


A resistência por parte de tradicionais orquestras de Pernambuco é alvo de projeto de pesquisa e reportagem disponibilizado gratuitamente, nesta segunda-feira, no site orquestrasdepernambuco.com. O levantamento reúne depoimentos de personagens de várias regiões do estado.

Foram registrados os trabalhos de quatro grupos: Curica e Saboeira (Goiana, na Mata Norte), Firmino da Veiga (Paulista, na RMR), Banda da Cidade do Recife (RMR) e SuperOara (Arcoverde, no Sertão).

Idealizado pela produtora cultural Pérola Braz, o projeto Orquestras de Pernambuco: Quatro olhares sobre bandas históricas tem fotos de Beto Figueiroa e Hélder Tavares, além de textos de Amanda Nascimento, Aline Feitosa, Karol Pacheco, Renato L e Rodrigo Édipo.

No material, os pesquisadores destacam o papel de relevância cultural histórica dos conjuntos musicais nascidos da antiga tradição das bandas de fanfarra, dobrado e marchas militares, sobretudo no interior. O assunto é tratado como fenômeno regional e preenche lacuna sobre o tema na literatura musical.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL