A três meses da data prevista para a reinauguração, o Teatro Bianor Mendonça Monteiro, popularmente conhecido como Camará, localizado em Camaragibe, foi arrombado. Parte da fiação elétrica do local foi roubada na madrugada da segunda-feira (15), um dia antes da religação da energia no equipamento cultural.
Apesar do ocorrido, a previsão é de que o espaço seja reativado em outubro, durante o Festival Nacional de Teatro Risadinha. O teatro, fechado desde 2013, passa por revitalização da estrutura. "As obras são na parte estrutural. Espaços como a concha acústica e os camarins estão passando por pintura. A religação da energia marcaria a nova etapa da recuperação do espaço", destaca Ângelo Fábio, membro do Conselho Municipal de Cultura de Camaragibe e representante do segmento de Artes Cências da cidade. Um Boletim de Ocorrência foi registrado, mas os responsáveis pelo arrombamento ainda não foram identificados.
"Esse ato só mostrou o descaso com a cultura. O Teatro não contava com segurança pública, o que facilita esse tipo de ocorrido. A cultura da cidade de Camaragibe é vista em segundo plano. As gestões públicas precisam perceber as manifestações culturais como plataforma política. O arrombamento nos entristeceu muito", completou Ângelo.
Acompanhe o Viver no Facebook: