Televisão
Do Curado para Vikings: um pernambucano em uma das séries mais populares da TV
O músico Hugo gravou cenas externas e chegou a tocar instrumento antigo em uma taverna
Por: Isabelle Barros
Publicado em: 03/08/2016 08:31 Atualizado em: 03/08/2016 09:35
Hugo di Leon, de 34 anos, agachado na foto, com a equipe da série Vikings. Foto: Acervo pessoal/Divulgação |
Há cerca de um ano, o músico Hugo di Leon, 34, deixava o Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, para morar na Irlanda. Na mala, carregava a vontade de fazer um curso de inglês no país europeu e ter uma experiência musical mais rica. No entanto, a vivência na capital, Dublin, levou o percussionista a uma experiência inesperada: participar do elenco de apoio da série Vikings (2013), disponível no Brasil pelos canais a cabo NatGeo, Fox Action e pela Netflix. O programa está na quarta temporada, dividida em duas partes, e é justamente na segunda metade, com estreia em setembro ou outubro, que Hugo deve aparecer.
A produção do History Channel se tornou sucesso de público por mostrar a vida desse povo nórdico de fama guerreira e conquistadora. O interesse pela história do lendário Ragnar Lothbrok fez o canal confirmar a quinta temporada. Segundo Hugo, a participação na série ocorreu por acaso, após ser visto tocando na rua por uma integrante da produção do seriado.
"Quis vir para cá porque a cena musical irlandesa é forte. Cheguei no dia 8 de agosto de 2015, como todo estudante, tendo que procurar emprego. Tirei licença dada para artistas de rua e aproveitei o outono para tocar, já que no inverno é impossível por causa do frio. Em novembro, até vi uma chamada de seleção para o elenco dos Vikings, mas achava impossível passar. Na mesma época, depois de eu desmontar meu instrumento, uma moça me abordou, entregou um panfleto do teste, falou que eu tinha o perfil e deveria tentar", ele conta.
Hugo fez mais duas entrevistas, nas quais citou a experiência como músico e captador de som direto em comerciais no Recife. Em Dublin, ele é baterista de uma banda chamada The Address. A equipe precisava de instrumentistas e, depois de ser aprovado, ele passou pela prova de figurino. Na semana seguinte, partiu para gravar.
Pernambucano deve aparecer na segunda parte da quarta temporada do seriado. Foto: Acervo pessoal/Divulgação |
"Você assina um termo de responsabilidade e não pode mudar o visual, tirar a barba, cortar o cabelo. Gravei durante três dias, em dezembro, em cenas externas. As filmagens são em Wicklow, condado perto de Dublin com montanhas, rios, e no Ashford Studios. O frio era enorme, mas havia iluminação e fiz figuração como habitante de uma terra ‘quente’. Não fui um viking. Quando gravei, havia uns cem figurantes e muitos brasileiros entre eles. O pessoal da produção costuma trabalhar em Game of thrones", ele diz.
Embora seja percussionista e baterista, Hugo tocou, em uma cena em uma taverna, um instrumento medieval de 4 cordas, ancestral do mandolim. A filmagem está prevista para ir ao ar no 16º episódio. "Como tenho noções de piano e violão, fui escolhido para dublar este instrumento, ou seja, tocar de uma maneira que não parecesse falsa. Era preciso ter noções de ritmo, então ensaiamos antes de ir ao ar. A cena era em uma espécie de feira de um povo do sul, onde havia uma festa. Tivemos de decorar algumas falas em outro idioma. Não nos disseram exatamente qual, mas parecia um dialeto egípcio ou árabe. Gravamos muitos takes. Sempre há a dúvida se vai ao ar, mas, nessa cena, acontece algo importante para a série. Acho muito difícil cortarem", afirma, sem revelar o que é. "A experiência foi incrível. Há dois meses, abriram mais testes, mas não pude fazer. No próximo, tento novamente", completa.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS