A Argentina tornou-se um dos primeiros países do mundo a adicionar estudos de cinema no currículo escolar infantil. O projeto é fruto de uma parceria entre os governos argentino e francês, e o acordo foi fechado durante visita do presidente francês François Hollande ao país.
O programa Escola vai ao cinema tem o aval do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais da Argentina (INCAA) e da agência de cinema francês CNC. O pacto resultou em um workshop de quatro dias que buscou maneiras viáveis de implementar o programa, que já existe na França.
A iniciativa, que já foi implementada em sete das 24 províncias argentinas, leva as crianças ao cinema e discute em sala os princípios básicos de análise cinematográfica. De acordo com o presidente da INCAA, Alejandro Cacetta, o programa busca estreitar os laços entre a nova geração e a sétima arte. "As crianças vão muito pouco ao cinema, e, do que viram, poucos são os filmes argentinos. E os filmes que se assistem são normalmente vistos on-line" disse, na ocasião do lançamento oficial do projeto. "Nós fizemos um programa de longo prazo que esperamos intensificar ao longo do tempo para que se torne parte da política do governo."
Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Argentina inclui cinema no currículo escolar infantil
Projeto é fruto de parceira entre Argentina e França
Acompanhe o Viver no Facebook:
Loading ...