Teatro
Projeto Dramaturgia realiza encenações infanto-juvenis até domingo
Terceira edição também promoverá mesa redonda com a participação de atores profissionais, estudantes e ex-alunos da companhia
Por: Augusto Freitas
Publicado em: 28/10/2016 18:35 Atualizado em: 28/10/2016 18:51
Companhia Fiandeiros de Teatro vai realizar leituras dramáticas e um debate sobre o universo das artes cênicas para crianças e adolescentes. Foto: Renata Teles/Divulgação |
A Companhia Fiandeiros de Teatro promove, a partir desta sexta-feira (28), a terceira edição do projeto Dramaturgia com conteúdo voltado à produção teatral do público infato-juvenil em Pernambuco. Até domingo (30), a programação vai oferecer três apresentações com leituras dramáticas e um debate sobre o universo das artes cênicas para crianças e adolescentes. A mesa redonda terá a participação de atores profissionais, estudantes e ex-alunos da Fiandeiros. O projeto tem apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
Confira o roteiro de espetáculos em cartaz no Divirta-se
Nesta sexta, às 19h, o início será com a leitura Antes de ir ao baile, de Vladimir Capella e direção de André Filho. A peça narra a história de quatro idosos, amigos inseparáveis, que resolvem recordar a infância, em uma espécie viagem no tempo, a relembrar os sonhos que alimentavam o futuro. Entre velhice e infância, o encontro dese paralelo ocorre quando eles acham um velho barco e resolvem cuidar dele, que os leva de volta ao passado cujo são rio são suas próprias vidas.
Sábado (29), também às 19h, é a vez de Um conto de Marias ou de Maria Flor, de Raphael Gustavo e direção de Manuel Carlos. A encenação descreve a saga de uma menina cheia de imaginação que criava muitas histórias, através de sua vivência e experiências. Segundo o enredo, essa é a história de muitas Marias que embarcam em uma aventura para desvendar um segredo. Antes, as 16h, haverá o painel de debates "Panorama do teatro para infância em Pernambuco".
No domingo (30), o projeto Dramaturgia finaliza a programação com a apresentação da peça O sonho de Ent, de André Filho e direção de Daniela Travassos, às 17h. A encenação traz a história de uma sementinha, Ent, que precisa descobrir a qual tipo de árvore pertence, diante de distintas sementes que se preparam para germinar. Em uma lúdica reflexão sobre a vida e a condição humana, ela realiza uma viagem na qual encontra personagens que lhe guiam para o caminho do sentido da vida e da criação.
De acordo com Daniela Travassos, diretora da Companhia Fiandeiros de Teatro e coordenadora do projeto Dramaturgia, a proposta do evento, além de apresentar leituras dramáticas inéditas, é despertar o interesse dos jovens através de criações que dialoguem com a companhia e questionar quais modalidades teatrais direcionadas a este público estão sendo produzidas na atual fase contemporânea das artes cênicas, hoje bastante comercial em sua avaliação.
"O Recife é um cenário que revela bons atores entre o público infanto-juvenil, mas falta estímulo e existe uma necessidade de espaços culturais que promovam o teatro, bem como orientações sobre o mercado de trabalho nas artes cênicas. O grupo de pesquisa na Fiandeiros entende que há muita produção comercial e nossa ideia busca analisar novos temas e quebrar tabus para estimular a reflexão no teatro pernambuco voltado para os jovens", explicou.
Serviço
Projeto Dramatrugia
Quando: sexta-feira (28), às 18h, sábado (29), às 16h (painel) e 19h, e domingo (30), às 17h
Onde: Espaço Cultural Fiandeiros (Rua da Matriz, 46, 1º andar, Boa Vista)
Quanto: gratuito
Informações: 4141-2431
Acompanhe o Viver no Facebook:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS