Viver

Conheça as bandas pernambucanas que participam de festival com Nação Zumbi, Planet Hemp e Tiê

Jack Daniel's Festival será realizado neste sábado, na Coudelaria Souza Leão

A Banda de Joseph Tourton será um dos grupos pernambucanos que se apresentam no festival

A cena musical local vai ganhar espaço no Jack Daniel’s Festival, marcado para este sábado (17), na Coudelaria Souza Leão. Além da presença de peso da Nação Zumbi, A Banda de Joseph Tourton também será uma das atrações do palco principal - o Jack’n’Roll. O grupo, formado por Gabriel Izidoro, Pedro Bandeira, Rafael Gadelha e Diogo Guedes, é um dos destaques da música instrumental pernambucana.

Confira o roteiro de shows no Divirta-se

Já o palco Areial, um dos três que irão compor a festa, será destinado exclusivamente para as bandas do estado, fortalecendo e dando visibilidade à cena. No local, irão se apresentar Prume, Zé Cafofinho, The Raulis, Cosmo Grão, Vamoz, Iupi, Trindade Dub e Gudicarmas. A escolha de artistas e bandas autorais é uma mudança em relação à edição do ano passado, que tinha um dos palcos voltado para bandas de cover. "O Recife é uma cidade com tanta banda boa, fazendo disco e sucesso no Brasil todo, que a gente resolveu tirar os grupos de cover e dar essa visibilidade ao pessoal que tá criando as coisas por aqui", explica Lucas Logiovine, um dos produtores do evento.

A iniciativa de incluir bandas autorais locais foi comemorada por Felipe Sitonio, do Gudicarmas. "A gente já esteve em festival de porte parecido em outras cidades, mas, aqui no Recife, é o maior que a gente toca", afirma. De fato, o festival, que tem como atrações principais as bandas Nação Zumbi, Planet Hemp, Scalene e Tiê é uma grande vitrine para grupos menores. Assim como em toda maratona, grande parte do público está em busca de novas experiências e novos sons, o que torna o evento uma boa oportunidade para conhecer as bandas locais que não possuem tanta visibilidade.

O guitarrista da Banda de Joseph Tourton, Diogo Guedes, defende a importância. "Reconheço que um festival desse tamanho pras bandas locais é incrível. O fato de ter bandas grandes no headline faz com que um público maior compareça, mais gente conheça o nosso trabalho", afirma. Apesar da oportunidade de mostrar o som do grupo para um grande número de pessoas, Diogo é claro em afirmar que eventos como esse são minoria. "Apesar de achar incrível, acho que as bandas daqui merecem mais lugares", pontua. Vocalista e guitarrista da Prume, Igor Bruno reforça o a reclamaçaõ pela falta de espaço. "Esse festival é diferente do que a gente costuma fazer. Ao longo do ano a gente não teve tanta oportunidade", afirma.

Conheça as bandas que vão tocar no Palco Areial:

Gudicarmas
O grupo pretende fazer no Jack Daniel's Festival uma das últimas apresentações com o álbum Dharma, lançado em agosto de 2015. "Algumas músicas do CD são bem antigas, então a gente está querendo criar uma história do zero, composições bem frescas, com o rock progressivo de sempre, com todo mundo participando do processo de produção", explica Felipe.

[VIDEO1]

 

A Banda de Joseph Tourton
Atualmente, o grupo está trabalhando no disco 2017, que deve ser lançado em janeiro ou fevereiro do ano que vem. "A estética da banda, de certa forma, o rock continua o mesmo, mas tem novos elementos", antecipa Diogo. 2017 foi gravado entre 2012 e 2014 e foi finalizado nos últimos meses. "Apesar de ter sido gravado há um tempo, reflete muito bem a banda. O fio condutor da banda somos nós mesmos", explica.

[VIDEO2]

Trindade Dub
Criada em 2009 por três músicos pernambucanos, a Trindade Dub tem como proposta misturar elementos como dub, rock, pop e reggae nas suas músicas, num repertório que conta com maioria de composições próprias que falam sobre o cotidiano da cidade do Recife.

[VIDEO3]

The Raulis
O projeto é encabeçado por membros das bandas Nuda, Joseph Tourton e Mabombe. A banda de surf music lançou o primeiro EP, em 2015, com cinco músicas instrumentais. O grupo incorpora a latinidade e a brasilidade em seus shows, com um repertório com guitarradas e carimbó.

[VIDEO4] 

Cosmo Grão
O grupo de rock instrumental lançou o primeiro EP, em 2015, com seis faixas e o álbum Cosmograma, com dez faixas, em 2016. A banda é composta por Chico Rocha, Thiago Menezes, Rafael Gadelha e Cássio Sales.

[VIDEO5]

Prume
A banda, que tem um ano de carreira, lançou em maio o álbum Learning by watching. No momento, o grupo realiza shows do disco. "Algumas músicas que não entraram no álbum, então a gente toca ao vivo também", explica o vocalista e guitarrista Igor Bruno.

[VIDEO6]

Zé Cafofinho
No festival, Zé Cafofinho vai apresentar o CD Casulo, lançado no final de 2014. Além das músicas do álbum, o artista também faz arranjos com músicas dos outros dois discos. No fim do ano que vem, ele pretende dar início à gravação de um novo álbum de inéditas. "Sempre do zero, sempre do zero de uma ideia que não fiz", garante o cantor.

[VIDEO7]

Vamoz
Desde 2003 na estrada, a Vamoz se define como uma banda de rock de "grunge noventeiro". O grupo possui os CDs To the gig on the road e Damned rock'n'roll e, no ano passado, lançaram o single Worried man.

[VIDEO8]

Iupi
Para o festival, a banda prepara um show com muitas músicas dos dois CDs lançados. "A gente tentou compactar as músicas de As viagens da vida e Iupi. Vai ser um show bem intenso", promete o vocalista Amarelo.

Confira os horários dos shows:


Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...