Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Carnaval 2018: Lia de Itamaracá se recusa a cantar por causa de atrasos de cachê
Pagamentos de cinco shows feitos no ano passado estão em aberto
Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2005, Lia de Itamaracá não fará shows carnavalescos programados pelo governo do estado. A razão, segundo a cirandeira, é o atraso no pagamento de R$ 37 mil que deveriam ter sido feitos pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), referentes à realização de cinco apresentações nos dias 7 de junho, 15 de julho, 28 de outubro, 12 e 25 de dezembro.
Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre
Por causa do não pagamento, os músicos também estão sem receber cachês e se recusaram a tocar enquanto o repasse não é feito. "É sempre assim, nós temos que fazer um barraco para receber. Aí você faz um show e passa oito meses para receber. É um descaso muito grande que o governo, através da Fundarpe, tem com os artistas locais. Se fazem isso com Lia, imagina com os outros", reclama o empresário Beto Hess, responsável por administrar a agenda de Lia.
Lia fará quatro apresentações durante a Folia de Momo, em Conde (PB), Camaragibe, Campo Grande e no Pátio de São Pedro. Além disso, ela está escalada para o Bloco Maluco Beleza, comandado por Alceu Valença, em São Paulo, no dia 3 de fevereiro. "Itamaracá ofereceu a Lia abrir o carnaval com Elba Ramalho, mas teria que ser através da Fundarpe. E nós estamos decididos a não fazer", conta Beto.
Procuradad pelo Viver, a Fundarpe emitiu uma nota explicando que o pagamento está em situação de 'previsão de desembolso'. "Reiterando o respeito à cirandeira e patrimônio vivo de Pernambuco Lia de Itamaracá, a Fundarpe comunica que os processos de todas as apresentações contratadas por este órgão já foram devidamente empenhadas e estão, nesta data de 26 de janeiro de 2018, em situação de 'Previsão de Desembolso (PD)', aguardando apenas a liberação de recursos por parte da Secretaria da Fazenda para que os pagamentos sejam concretizados", diz o comunicado oficial, na íntegra.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Acompanhe o Viver no Facebook:
[VIDEO1]
Loading ...