O designer Carlos Ruas, administrador da página Um sábado qualquer, no Facebook, foi vítima de "hackers" mal-intencionados. Em um vídeo postado em seu perfil na rede social, ele explica que sua página voltada para quadrinhos foi roubada por um perfil falso com o nome de Abigail Thomas, que inicialmente o procurou para comprar a página. O designer negou o pedido e a pessoa por trás do perfil então perguntou se poderia publicar anúncios, o que fez com que Carlos desconfiasse. "Falei 'olha, depende do que seja o seu conteúdo'. Eu precisava analisar para ver se era próprio para colocar na minha página", disse.
Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Seguida por 2,8 milhões, Um Sábado Qualquer é excluída do Facebook por hackers
Carlos Ruas é administrador da página há oito anos
Segundo Carlos, a pessoa enviou um link de um serviço que, aparentemente, era próprio do Facebook. Para aceitar a parceria, o administrador da página teria que fazer uma espécie de assinatura. "Ela perguntou se eu estava cadastrado no Facebook Instant Articles. Como eu não sabia o que era isso, pesquisei e tudo indicava que era mesmo uma nova tecnologia para anunciantes em páginas. Procedia o que ela falava", explica.
Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre
Para não restar dúvidas quanto a existência de Abigail Thomas, Carlos conversou com pessoas que estavam na lista de amigos dela e verificou se o site era seguro ou não. Depois disso, o designer resolveu ceder e fez o cadastro. "Foi aí que os problemas começaram a aparecer. O perfil dela sumiu e a minha página só teve mais cinco minutos de vida. É um sentimento de frustração e impotência", conta. Carlos Ruas ainda criticou a forma de contato com o Facebook e disse que "qualquer ajuda é bem-vinda" para recuperar a página.
No dia seguinte ao vídeo, Carlos voltou a publicar no Facebook com boas notícias. "O barulho funcionou. O Facebook entrou em contato comigo e estamos juntos tentando retomar a página. É necessário alguns documentos burocráticos pra isso, mas eu já estou correndo atrás deles". Até a tarde desta quarta-feira (28), a página Um sábado qualquer ainda não tinha sido recuperada.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Acompanhe o Viver no Facebook:
[VIDEO1]
Loading ...