STREAMING

Criador de '1899', da Netflix, rebate brasileira que o acusou de plágio

Publicado em: 21/11/2022 10:55

 (Foto: Reprodução/Instagram @1899brazil)
Foto: Reprodução/Instagram @1899brazil
O criador da série 1899, da Netflix, o alemão Baran Bo Odar, usou as redes sociais nesta segunda-feira (21/11) para rebater as acusações da ilustradora brasileira Mary Cagnin, que alegou ter sido vítima de plágio.

No domingo (20/11), Mary Cagnin fez uma publicação no Twitter apontando várias semelhanças entre o seu HQ Black silence, publicado em 2016, e a série 1899, recém-lançada no streaming.

No Instagram, o diretor Baran Bo Odar afirmou que nunca se apropriaria do trabalho de outro artista e contou que entrou em contato com a brasileira para ela retirar as acusações.

"Infelizmente não conhecemos a artista, nem sua obra ou quadrinho. Nunca roubaríamos de outros artistas, já que sentimos que somos artistas. Também entramos em contato com ela, então esperamos que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho. Por favor, mais amor em vez de ódio", escreveu na legenda, após compartilhar uma postagem do posicionamento da Netflix sobre o caso.


"Queria ficar quieta, mas ver os próprios criadores recebendo mensagens ofensivas, que basicamente os forçaram a dizer algo, está indo longe demais. Eles são duas pessoas incrivelmente talentosas e trabalham muito para criar suas próprias histórias originais. Me deixa extremamente com raiva e triste ver como tantos seguem a massa, sem saber do que estão falando. 1899 é um projeto especial que eles estão trabalhando há anos e não tem nada a ver com o quadrinho. Mas se você assistisse à série e ler ao quadrinho, você veria — e nós não estaríamos tendo essa conversa. Eu sempre defenderei eles porque sei que tudo que eles criam é algo único", diz o comunicado.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL