MÚSICA

Taylor Swift relança 1989; saiba por que ela está regravando os próprios álbuns

Esta é a quarta regravação da cantora, que, desde 2021, trabalha para relançar os seus primeiros seis primeiros álbuns de estúdio

Publicado em: 27/10/2023 10:54 | Atualizado em: 27/10/2023 11:04

O álbum 1989 (Taylor's Version) conta com as 16 músicas presentes na produção original e cinco canções inéditas (Foto: Reprodução/Instagram/Beth Garrabrant)
O álbum 1989 (Taylor's Version) conta com as 16 músicas presentes na produção original e cinco canções inéditas (Foto: Reprodução/Instagram/Beth Garrabrant)
Foi lançado, nesta sexta-feira (27), o álbum 1989 (Taylor’s Version), de Taylor Swift. A obra é uma regravação do álbum 1989, lançado originalmente no dia 27 de outubro de 2014. 

Esta é a quarta regravação da cantora, que, desde 2021, trabalha para relançar os seus primeiros seis primeiros álbuns de estúdio.

Quais são as músicas do 1989 (Taylor’s Version)?

O álbum 1989 (Taylor’s Version) conta com as 16 músicas presentes na produção original, incluindo grandes hits como Blank Space, Bad Blood e Style, além de cinco canções inéditas que não entraram no projeto na época em que ele foi lançado pela primeira vez, chamadas de “From The Vault”.

São elas: Slut!, Say Don’t Go, Now That We Don’t Talk, Suburban Legends e Is It Over Now. Taylor Swift lançou também uma versão deluxe do álbum, que conta com um remix da música Bad Blood com a participação do rapper Kendrick Lamar.

Onde ouvir o álbum 1989 (Taylor’s Version)?

O álbum 1989 (Taylor’s Version) está disponível em todas as plataformas digitais de streaming

Por que Taylor Swift está regravando seus álbuns?

A regravação dos seis primeiros álbuns de estúdio de Taylor Swift tem como objetivo torná-la dona do seu trabalho artístico. Atualmente, a cantora possui os direitos autorais das suas canções, mas não tem as masters dos seus seis primeiros álbuns.

É com o direito sobre uma master, como é chamada a primeira versão completa de uma música, após todo o processo de produção e pós-produção, que um artista ou gravadora pode autorizar o licenciamento da música para programas de TV, filmes, comerciais ou para uso de outros artistas.

Taylor abriu mão disso quando, em 2005, aos 14 anos, assinou o contrato com sua antiga gravadora, a Big Machine Records. Anos depois, quando esse contrato chegou ao fim, a artista tentou comprar o direito sobre as masters dos seis álbuns que havia produzido durante a parceria, mas, de acordo com ela, teve a venda condicionada a um novo contrato para o lançamento de seis novos álbuns, o que ela negou.

Em 2019, a Big Machine Records foi comprada pela Ithaca Holding, do empresário Scooter Braun, por US$ 300 milhões. O executivo e Taylor tinham uma longa história de desavenças e, na época, a cantora falou publicamente sobre a sua insatisfação em ter uma grande parte no seu trabalho nas mãos de seu “inimigo público”.

Para recuperar o direito a esta parte do seu catálogo, ela vem regravando os seus seis primeiros álbuns.  
 
Quando Taylor Swift vem para o Brasil? 
 
A “The Eras Tour”, atual turnê mundial de Taylor Swift, terá seis datas no Brasil, sendo elas 17, 18 e 19 de novembro no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, e 24, 25 e 25 de novembro no Allianz Parque, em São Paulo. Os ingressos para os shows estão esgotados. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL