Viver

Coco Raízes de Arcoverde lança tributo ao mestre Lula Calixto

Segunda música do álbum mais recente celebra legado do irmão de Assis Calixto, Patrimônio Vivo de Pernambuco

O Coco Raízes de Arcoverde dá continuidade ao lançamento das músicas do quarto álbum da história. A nova faixa que já está disponível nas plataformas digitais (ouça aqui) é a “Cantando Coco”, título do disco. A canção é uma homenagem ao legado que o mestre Lula Calixto (in memorian) deixou para os grupos da cultura popular pernambucana, sobretudo para o povo da cidade de Arcoverde, no sertão de Pernambuco.

A composição da “Cantando Coco” é do mestre Assis Calixto, que compartilha lembranças do seu irmão Lula Calixto. A música é cantada por Kell Calixto, integrante do grupo. Já a capa tem a autoria do artista Marcelo Stuart.


O Coco Raízes de Arcoverde estreou o álbum “Cantando Coco” com o single “A Pena”, lançado em agosto deste ano. Ao todo, o disco conta com 12 faixas, sendo dez inéditas. As músicas ficam divididas em dois volumes, compostos por duas faixas e um combo com quatro canções cada um deles. “Loruá” e “A Caravana Não Morreu”, ambas do primeiro disco, entram como músicas regravadas.  

Em maio, o disco “A Caravana Não Morreu" (2011) foi distribuído nas plataformas digitais. Antes disso, os outros álbuns também foram publicados no mundo virtual — Coco Raízes de Arcoverde (2000) e Godê Pavão (2003) — em janeiro e abril deste ano, respectivamente.

Cantando Coco
A gravação aconteceu em setembro de 2022, quando o grupo realizou uma turnê por São Paulo, fazendo shows e oficinas em Pinheiros e Itaquera, ambos na capital paulista, e na cidade de Sorocaba, no interior. A circulação foi viabilizada pelo Sesc, com apoio também da Associação Ação Periférica de Sorocaba.

O processo de construção do álbum foi realizado por meio da Gravadora Experimental, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuí, localizada na região de Sorocaba. O projeto integrou estudantes e professores do curso de produção fonográfica. Na ocasião, foram disponibilizados gratuitamente equipamentos e profissionais para a gravação.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco