Viver

Janeiro de Grandes Espetáculos inicia nesta terça-feira; confira programação

Montagem solo Retratos Imorais, baseada em contos de Ronaldo Correia de Brito, abre a 30ª edição do JGE

A convergência de linguagens e gêneros da dramaturgia sobe ao palco na maior celebração teatral em Pernambuco. De hoje até o próximo dia 31, a 30ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE) reúne produções locais, nacionais e internacionais com reencontros, emoções, comoções e muitos aplausos. A agenda de espetáculos contempla uma centena de sessões para 90 montagens, entre apresentações inéditas e reprises, que ajudam a contar a própria história do festival e das artes cênicas no estado. As entradas, que variam de R$ 15 a R$ 90, estão disponíveis para retirada na plataforma Sympla. 

O solo premiado Retratos Imorais, protagonizado pelo baiano João Guisande e dirigido por Moncho Rodriguez, estreia no Recife e dá largada à maratona cênica, às 19h30, no Teatro de Santa Isabel. Inspirado nos contos Mãe Fuligem de Candeeiro e Mãe numa Ilha Deserta - ambos assinados por Ronaldo Correia de Brito - o espetáculo apresenta duas personagens com vivências e energias divergentes. “Fazer um monólogo já é um desafio, não é para qualquer ator ou atriz. E ter, dentro do mesmo espetáculo, dois personagens totalmente diferentes é um desafio dobrado”, comenta Guisande, eleito melhor ator pelo papel no Prêmio Braskem de Teatro 2018.

Após Retratos Imorais, a agenda de espetáculos segue a pleno vapor ao longo desta semana. Na sexta (12), o Janeiro apresenta, no Teatro de Santa Isabel, peça estrelada por uma das homenageadas desta edição: a atriz pernambucana Fabiana Karla. A comédia musical Nessa Mesa de Bar, que também possui Leandro da Matta em cena, explora o universo da boemia e, para isso, incorpora Garçom - um dos clássicos mais icônicos e tocados do Rei do Brega, Reginaldo Rossi, nos bares pernambucanos.

Fabiana Karla, uma das homenageadas desta edição, é atração em 'Nessa Mesa de Bar' ao lado de Leandro da Matta

Babilônia Tropical - A Nostalgia do Açúcar (SP) e Cúmplices - Transgressões de um Ricardo III (Salvador/Recife) completam a lista de espetáculos teatrais nacionais oferecidos entre os próximos dias 9 e 14. 

Quatro montagens pernambucanas serão apresentadas para o público adulto: O Peru do Cão Coxo (Centro de Criação Galpão das Artes), de Limoeiro, e os recifenses Tudo sobre o Amor (Clímax Coletivo de Teatro), A Última Volta do Ponteiro (Cobogó das Artes) e Aldeias - Experimentos do Corpo Ancestral (Paó Produção e Comunicação).

Lia de Itamaracá fará apresentação icônica na sexta-feira

As plateias do futuro também terão cadeira cativa nesta semana de estreia. No domingo (14), três peças infantis convidarão as crianças a prestigiar o teatro feito em Pernambuco: As Aventuras de Simba (L. A. Espaço Artístico e Cultural), O Pequeno Príncipe (Cênicas Cia de Repertório) e Os Títeres de Porrete: Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha (Grupo Tiritando). Da Paraíba, vem Histórias de Lua e Sol (Cia do Prato). 

No Teatro Arraial Ariano Suassuna, estão agendadas duas leituras dramatizadas esta semana. “Véu”, conto do livro O Amor das Sombras, de Ronaldo Correia de Brito; e Passe em Casa, de João Luiz Vieira, com direção de Suzana Costa.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco