Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Viver

Série documental 'Destinos da Fé' faz um mergulho na variedade religiosa brasileira

Obra possui 12 episódios, com direção dos cineastas pernambucanos Camilo Cavalcante, Adelina Pontual, Carla Francine e Alice Gouveia


Estreia nesta terça (28), na TV Pernambuco, a série documental Destinos da fé, composta por 12 episódios de 26 minutos. Dirigida pelos cineastas pernambucanos Camilo Cavalcante, Adelina Pontual, Carla Francine e Alice Gouveia, ela oferece uma imersão nas festas religiosas que ocorrem em diferentes estados e regiões do Brasil, revelando a riqueza cultural e a diversidade religiosa do país e será exibida às terças, às 18h30. 

A série é um projeto que combina fé, cultura, história, arte e misticismo, explorando manifestações religiosas que vão além do catolicismo, incluindo candomblé, budismo e práticas indígenas. Cada episódio da série foca em uma festa religiosa específica, destacando como esses eventos são fundamentais para a identidade religiosa brasileira e para a reafirmação de laços comunitários”, explica Carla Francine, que também assina a produção executiva.

Entre os eventos apresentados nos episódios estão a Hanamatsuri – Festival de Flores em São Paulo, a Missa do Vaqueiro em Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte na Bahia e a Festa do Divino em Goiás. Outros episódios incluem a Festa do Pau da Bandeira no Ceará, a Semana Santa de Ouro Preto em Minas Gerais, a Festa do Morro em Pernambuco, a Romaria de Padre Cícero no Ceará, a Festa do Círio no Pará, a Festa de Iemanjá na Bahia, as Festas de Oxum em Pernambuco e a Corrida do Imbú Pankararu, também em Pernambuco.
 
“Estamos muito empolgados com a estreia de Destinos da fé na programação da TV Pernambuco. Ela traz ao público uma produção que celebra a riqueza cultural e espiritual do Brasil. Através desta série, os espectadores terão a oportunidade de conhecer e apreciar a profundidade das tradições religiosas do país, e como estas contribuem para a formação de uma identidade nacional diversificada e inclusiva”, afirma o diretor presidente da TVPE, Fúlvio Wagner. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco