EXPOSIÇÃO

Artista propõe ecologia visual em exposição na Caixa Cultural Recife

Gustavo Magalhães, artista visual de Goierê/PR, é o autor da mostra ''Fusão', que fica em cartaz até 1º de setembro

Publicado em: 25/06/2024 12:15

Obra "fé (em azul e amarelo)", 2023, óleo sobre papel, díptico 21,5x15 cm18x15 cm

 (Crédito: Reprodução)
Obra "fé (em azul e amarelo)", 2023, óleo sobre papel, díptico 21,5x15 cm18x15 cm (Crédito: Reprodução)
Arte e sustentabilidade se encontram na exposição Fusão, do artista visual Gustavo Magalhães, a partir desta terça-feira (25/06) na Caixa Cultural Recife. O artista realiza visita guiada, às 19h, acompanhado da curadora Ayala Prazeres, seguida do lançamento do catálogo da exposição. A visitação gratuita ocorre até 1º de setembro, com patrocínio da Caixa e do Governo Federal.
 
A mostra reúne 40 obras expostas suspensas, permitindo que o público tenha acesso à frente e ao verso, de qualquer ângulo, se distanciando da proposta tradicional de uma pintura, por exemplo. São obras com diferentes materialidades, entre elas madeiras, papéis e tecidos, propondo uma fusão entre imagem e suporte.

Como atividade complementar, Gustavo Magalhães também ministra uma Oficina de Pintura, com entrada gratuita e vagas limitadas, no dia 26 (quarta-feira), das 14h às 18h. A atividade é dedicada a um trabalho pictórico em pintura, a partir de retratos e suportes não convencionais, e tem como objetivo desenvolver aspectos relevantes do processo de criação das pinturas apresentadas na exposição, bem como uma aproximação com os métodos e procedimentos que o artista explora no trabalho. Os interessados devem se inscrever no site da Caixa Cultural.

Gustavo Magalhães considera, na criação de suas obras, questões do campo da pintura, como cor e composição, elementos semióticos e a possibilidade de reconfigurar e atribuir outros sentidos e significados “Procuro por imagens que convidam e instigam para estarem nessa fusão com os objetos. Comecei a usá-los como suporte primeiro por necessidade, eram a possibilidade de continuar produzindo. Depois, passei a entender as imperfeições, rachaduras, texturas disformes e memórias que compunham esses objetos como parte fundamental da construção pictórica imagética que eu construía", explica o artista.

Para a curadora, a visitação da mostra ganha uma nova proposta, diferente das tradicionais que costumam conduzir o público por um trajeto pré-definido com começo, meio e fim. “"Propusemos uma paisagem suspensa para que as pessoas tenham uma experiência completa por todos os ângulos das obras e não apenas da imagem. Com isso, criamos um outro movimento no espaço, uma nova fruição não estabelecida, uma nova coreografia dos corpos em uma paisagem suspensa”, afirma Ayala Prazeres.

Além de mostrar a arte por uma nova perspectiva, "Fusão" traz também a sustentabilidade como foco. Os diferentes materiais utilizados na produção artística são de descarte ou fruto de doações. 
 
SERVIÇO:
[Exposição] Fusão, de Gustavo Magalhães
Local: CAIXA Cultural Recife - Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife
Abertura: 25 de junho (terça-feira), às 19h
Visitação: 26 de junho a 1º de setembro de 2024
Horário: de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados das 10h às 18h 
Classificação: Livre
Entrada Franca
Acesso a pessoas com deficiência
Informações: Site CAIXA Cultural / Instagram @ caixaculturalrecife / 
(81) 3425-1915
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL