MÚSICA

''Morena Tropicana'' viraliza em versão MTG; entenda o que é a sigla

Na onda viral das MTG's, prática de colagem de músicas, a versão do DJ Luan Gomes de Morena Tropicana faz sucesso nas redes sociais

Publicado em: 22/06/2024 06:00 | Atualizado em: 25/06/2024 11:43

Capa da MTG Morena Tropicana, produzida por DJ Luan Gomes e Loirin Prod (Crédito: Reprodução)
Capa da MTG Morena Tropicana, produzida por DJ Luan Gomes e Loirin Prod (Crédito: Reprodução)
Apesar dos 42 anos desde seu lançamento, a doçura de Morena Tropicana, da manga rosa à jabuticaba, permanece intacta sempre que se ouve. A faixa pertence ao álbum Cavalo de Pau (1982), de Alceu Valença, que fez enorme sucesso em todo o país e vendeu impressionantes 1 milhão de cópias. Aclamada no carnaval e no São João, Morena Tropicana é um hino atemporal do Nordeste, mas recentemente viralizou nas redes sociais após receber uma releitura do DJ Luan Gomes em uma versão de Funk MTG - a nova tendência da internet que remonta à década de 1990.

MTG nada mais é do que uma sigla para "montagem". Similar aos remixes e mashups, essa técnica implica na combinação de elementos musicais preexistentes, gerando uma faixa que se distancia da estrutura linear da música original, com múltiplos trechos intercalados. O termo já aparecia em funks que eram muito populares nos bailes cariocas dos anos 1990, como Montagem Jack Matador, Montagem do Sax e Montagem Power Rangers. Contudo, a atual popularidade das MTG's, impulsionada pelas redes sociais, é creditada aos funkeiros de Belo Horizonte. A sigla no título passou a ser sinônimo de que a prática tem raízes na capital mineira.

No entanto, a expansão das MTGs para DJs e funkeiros de outros estados também está consolidada. Atração do Funk Rec Festival, que acontecerá no Recife, em agosto, o paulista MC Ryan SP é um dos nomes proeminentes da cena. No caso do brega funk em Pernambuco, a técnica está sendo absorvida gradualmente pelos produtores e artistas. “DJs e cantores de brega funk e funknejo, por exemplo, já criam suas próprias montagens de hits, memes e frases regionais”, aponta Eduardo Ribas, editor da Deezer, responsável pela curadoria humanizada das músicas na plataforma.

A natureza dançante e cativante das MTGs se encaixou no estilo dinâmico do TikTok e Reels do Instagram. É de lá onde o público jovem, que vive a cultura do funk, foi atraído pelos desafios de dança, memes e remixes. A MTG Morena Tropicana, do DJ Luan Gomes, gerou mais de 80 mil publicações no TikTok. O hit também está sendo amplamente utilizado no Instagram, aparecendo até mesmo em postagens de usuários famosos, como a cantora Gretchen e o casal de ex-BBBs Laís Caldas e Gustavo Marsengo.
 
Luan Gomes teve seu primeiro contato com a música MTG em 2018. Inspirado por TG da Inestan e PH da Serra, ele decidiu criar suas próprias versões. A decisão de criar a MTG de Tropicana levou em conta a popularidade da música de Alceu Valença. “Trabalhamos para ter esse reconhecimento, mas não esperávamos que fosse explodir tanto assim em tão pouco tempo”, confessa o DJ. A MTG Morena Tropicana deslanchou no Youtube e acumula 3,8 milhões de reproduções. "Se Deus quiser, levaremos o funk mineiro ao reconhecimento mundial". No momento, ele está preparando seu primeiro álbum e pretende lançar uma MTG inspirada em Sidney Magal.
 
DJ Luan Gomes já é um dos funkeiros mais escutados no cenário da MTG (Foto: Divulgação)
DJ Luan Gomes já é um dos funkeiros mais escutados no cenário da MTG (Foto: Divulgação)
 
Para oficializar o lançamento da MTG e gerar receita, o produtor depende da autorização dos envolvidos na faixa original. Foi o caso da MTG Morena Tropicana, que recebeu o aval da equipe de Alceu Valença. Outros não tiveram o mesmo êxito, a exemplo do produtor Mulú, que está tentando lançar a MTG Chihiro, baseada na música Chihiro de Billie Eilish, através dos canais oficiais, porém ainda não recebeu a autorização.

Na playlist Top 50 - Brasil, onde o Spotify enumera as faixas mais tocadas no momento, as MTGs foram vistas cinco vezes entre as 15 primeiras posições até a data de publicação deste texto. Um dos destaques é MTG Quem Não Quer Sou Eu, do DJ Topo, que está na segunda posição. A faixa traz a música Quem Não Quer Sou Eu de Seu Jorge, do álbum Músicas para Churrasco Vol. 1. Em MTG Quero Te Encontrar, no 12º lugar, os autores fazem uma colagem para mesclar os versos de MC Meninin com Romance, hit do cantor Silvano Salles.
 
 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL