Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Viver

Rafa Grun lança balada romântica para São João

Nome da nova geração da música pernambucana, Rafa Grun assina projeto que rompe com musicalidade tradicional das festas juninas

As festas juninas no interior do Nordeste são tradicionalmente celebradas com forró, baião e xote, mas este ano, em Camocim de São Félix, cidade do Agreste de Pernambucano, vai ter também uma baladinha romântica para os que gostam de dançar agarradinho. Quem propõe a ousadia é o jovem cantor, prata da casa, Rafa Grun, que aproveitou a época festiva na cidade para lançar seu novo projeto musical, o clipe da música Ser Mar, lançado nesta quinta-feira (27), no canal do Youtube do artista. É uma produção independente realizada com incentivo da Lei Paulo Gustavo do município de Camocim.

Rafa Grun faz parte da nova safra de talentos da música pernambucana que têm em comum o trabalho autoral e a celebração de parcerias entre si. Em Ser Mar, Grun tem como parceira a cantora e compositora recifense Ylana, que assina a coautoria da música. “Essa parceria é a culminância de uma amizade de quinze anos”, conta o artista. “SER MAR é uma música de amor que traduz muito a cumplicidade que temos, Ylana e eu”. O clipe foi gravado numa praia do litoral pernambucano e faz referência ao encontro do garoto interiorano com a menina criada na praia, mundos que se entrelaçaram por meio da amizade e agora também se perpetuam através da música. 


Trajetória
Este é o terceiro trabalho de Rafa Grun, que iniciou sua vida profissional na música em 2021, com o lançamento do single Não Me Pede Para Não ir, que teve parte do seu clipe de estreia gravado em Camocim de São Félix. A cidade natal também testemunhou o primeiro show da carreira, em 2022, no Teatro do Monte Carmelo, contando com participações de artistas locais, de municípios vizinhos e do Recife.
 
“A primeira música que eu cantei nesse show foi Palco, de Gilberto Gil, uma das minhas referências. Foi como um pedido de bênção”, recorda. Além de Gil, as referências artísticas de Grun passam por Caetano Veloso, Lenine, Jorge Versilo, Belchior, assim como nas vozes femininas e na poética de Vanessa da Mata e Julieta Venegas. O trabalho da artista performática sérvia, Marina Abramovic, também faz parte das suas inspirações. 
 
Desde 2022 Grun faz participações no Carnaval do Recife, onde estreou no Trio de Nena Queiroga, no Galo da Madrugada. Também se apresentou no Baile do Arrumadinho, a convite do Maestro Spok, e participou do encerramento da festa, cantando com o Orquestrão do Frevo no palco do Marco Zero. Em 2023 lançou o segundo single da carreira, Só Você Que Viu.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco