MÚSICA

Xand Avião evoca metais e clássicos do forró em maratona de São João

Cantor realizará 33 shows em 30 dias, sendo quatro em Pernambuco, com repertório que remete às suas origens no forró e celebra as tradições juninas

Publicado em: 04/06/2024 06:00

Xand Avião percorre país em 30 dias com show 'Forró é POP!" (Crédito: Lucas Facundo)
Xand Avião percorre país em 30 dias com show 'Forró é POP!" (Crédito: Lucas Facundo)
“Por lá o São João já começou!”, anunciou Xand Avião, sem mencionar Campina Grande ou Caruaru. Na verdade, ele estava se referindo ao Festival de Cannes, onde a música Coração (2005), interpretada pelo Aviões de Forró, encantou o mundo durante a première do longa cearense Motel Destino. Levado pelos acordes que ecoam de Pernambuco à França, Xand Avião atravessa o país de uma ponta a outra no show “O Forró é POP!”,  resgatando músicas que têm um lugar especial em sua vida e no coração de cada nordestino. 

Na madrugada do último domingo (02/06), Xand apresentou Coração (2005) e outros clássicos do Aviões do Forró a plenos pulmões para cerca de 56 mil pessoas no São João de Campina Grande. Agora, o artista prepara as malas para outro show inesquecível, desta vez em Olinda. Ele será uma das atrações do Festival Arrasta-Pé, no próximo sábado (07/06), que acontecerá na área externa do Centro de Convenções, ao lado de João Gomes, Zé Vaqueiro, Henrique & Juliano, Calcinha Preta e Flávio José.
“Sendo cantor de forró, o mínimo que posso fazer é levar e cantar nossa cultura no mês mais importante pra nossa região”, afirma o forrozeiro ao Viver.

O comandante promete um espetáculo que traça uma linha do tempo desde Luiz Gonzaga até Calcinha Preta, contando, cantando e encantando com a história de sua vida no forró. Ele renderá homenagens a grandes precursores do gênero no Brasil que o inspiram até hoje, como Mastruz com Leite, Mel com Terra, Cavalo de Pau, Noda de Caju, Magníficos, Calcinha Preta e Flávio José. “Vai ser uma história cantada de tudo que eu vi dos meus seis anos passando pelo Aviões do Forró e minha carreira solo. E, sem modéstia nenhuma, quando se fala de forró no Brasil tem que ter o Xand Avião e Aviões do Forró”. 

O São João de Xand se estende até 1º de julho. Até lá, serão realizados 33 shows em 11 estados, passando por 30 cidades e mais de 51 horas de festa. Segundo o cantor, a euforia dele e do público supera qualquer desgaste físico e emocional. “A gente meio que se acostuma com essa loucura. É cansativo, mas ao subir no palco você esquece o cansaço”, aponta. Xand não para no Grande Recife e também abraça o público do Sertão e Agreste pernambucano. Araripina, Petrolina e Gravatá também estão na rota do “O Forró é POP" nos próximos dias 18, 21 e 23, respectivamente.  “%u2060Eu adoro ir nessas cidades (do interior) porque ainda vejo a fogueira acesa, a camisa quadriculada de São João, as crianças brincando nas calçadas. Meu São João era assim na infância, me identifico”.

Marca registrada na época do Aviões, a metaleira foi abolida dos shows de Xand a partir de 2017, com algumas aparições esporádicas até 2022, sob a justificativa de explorar novos sons. Sem lamentar a  decisão anterior, o cantor reintegra os metais e torna à formação completa da banda, com bateria, percussão, baixo, teclados, guitarra, trompete, trombone e saxofone. “Eu quando tirei a metaleira fui muito criticado e cobrado. Naquele momento eu queria fazer um som novo e deu certo. Agora deu saudade e trouxe novamente. O som tá mais pesado e encorpado”, destaca. 

As apresentações vão alinhar a tradição do forró à inovação tecnológica com conteúdo visual em LED. Para Xand, todo recurso que aprimore a experiência do público é bem-vindo. “Isso é um plus a mais. Não que sem essa tecnologia o show não vá ser legal, mas quando se junta música boa, luzes, LEDs com conteúdo interessante e um som de qualidade, aí não tem como dar errado”. Xand terá ao seu lado um corpo de ballet em parceria com a FitDance, responsável por criar as coreografias do espetáculo, desenhadas não só para impressionar, mas também para serem facilmente replicadas pelo público.

Com 22 anos de carreira musical, José Alexandre da Silva Filho, o Xand Avião, está em carreira solo desde 2018, após o fim do Aviões do Forró. No início deste ano, ele lançou o projeto audiovisual ‘miXtura’, gravado na Coudelaria Souza Leão, no Recife, com sucessos de sua carreira, além de contemplar músicas marcantes do repertório popular brasileiro. O DVD apresenta canções do Aviões e regravações de cantores como Belo e Charlie Brown Jr. Entre os convidados especiais estão João Gomes, Juliette, Simone Mendes, e Felipe Amorim.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL