Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Viver

Mostra Expressão da Liberdade reivindica garantia de direitos de meninas e mulheres

Exposição será aberta no 1º andar do Museu da Abolição, às 14h desta terça-feira (30), Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Nesta terça-feira (30), Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o Museu da Abolição abre as portas, a partir das 14h, para a mostra Expressão da Liberdade. Promovida pelo Freedom Fund, em parceria com a Casa Menina Mulher, o Centro das Mulheres do Cabo, o Coletivo Mulher Vida e o Instituto Aliança, a exposição ecoa as vozes de 66 jovens artistas do Recife e Região Metropolitana contra ameaças de exploração sexual comercial e outras formas de violência.


Cada obra é uma expressão de resiliência e afirmação de identidade, que transforma vivências em arte, ressignificando violências e reivindicando a liberdade em suas mais diversas expressões. As organizações envolvidas com a iniciativa tiveram autonomia para conduzir o processo criativo de acordo com a sua metodologia. Na Casa Menina Mulher, por exemplo, o trabalho foi desenvolvido em três etapas, segundo descreve a arte terapeuta Leila Palmeira: “Primeiro, lemos o livro O que é a liberdade?, de Renato Bueno, seguido por uma escrita criativa, em que cada uma escreveu o que é liberdade para elas, culminando na produção coletiva das telas. As ideias surgiram delas, tornando o processo muito potente e transformador”. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco