STREAMING

'Pedaço de mim': série de melodrama, nova aposta da Netflix com Juliana Paes tem enredo poderoso

O Diario conversou com elenco da série, que estreou nesta sexta-feira (5)

Publicado em: 05/07/2024 15:11 | Atualizado em: 05/07/2024 21:31

Juliana Paes e Vladimir Brichta em cena de 'Pedaço de Mim' (Marcos Serra Lima / Netflix)
Juliana Paes e Vladimir Brichta em cena de 'Pedaço de Mim' (Marcos Serra Lima / Netflix)

 

Neste dia 5 de julho, estreia na Netlix 'Pedaço de Mim', aposta do streaming para os brasileiros que adoram séries, mas querem sentir o gostinho de uma novela.

 

Assim que foi anunciada, a produção recebeu o título de "primeira novela" da plataforma. Porém, se transformou em uma minissérie com 17 de episódios.

 

 

 

O formato é acertado, já que a produção condensa bem uma história poderosa, trazida à vida por um elenco de estrelas conhecidas, mas que parecem renovadas pelo formato pioneiro. 

 

Na série, Liana (Juliana Paes) é uma terapeuta ocupacional que tem o sonho de ser mãe. Focada em engravidar do marido Tomás (Vladimir Brichta), ela tem um baque quando descobre uma traição de seu companheiro. Para 'dar o troco', Liana sai para uma balada e, na mesma noite, é vitima de um estupro. Dias depois, ao descobrir que está grávida de gêmeos, o sonho esbarra numa condição médica super rara: a superfecundação hetero parental. Nesse caso, os gêmeos têm pais diferentes e, pior ainda, um é filho de seu marido e o outro de seu abusador.

 

Em conversa com o Diario, a atriz Juliana Paes contou como foi a vivência como Liana. Segundo ela, viver uma trama forte como a da série foi uma descoberta, potencializada pelo formato da produção.

 

"Você faz uma novela de cento e poucos capítulos e consegue viver no set e viver sua vida em casa, consegue separar muito bem. Esse processo do streaming que faz com que você mergulhe de uma forma mais vertical, mais denso, foi mais complicado pra mim", contou a atriz.

 

 (Marcos Serra Lima / Netflix)
Marcos Serra Lima / Netflix
 

 

Assim como tantas mulheres pelo mundo, Liana deseja ser mãe. Vendo o desenrolar da situação que ela se encontra, quando um sonho está ao mesmo tempo tão perto, mas tão longe, compartilhamos seus sufocamentos e ansiedades.

 

Para Paes, a história vivida pela personagem transbordou até sua vida pessoal. "Com esse componente de abuso, foi muito difícil voltar para o meu corpo sexual. Levei um tempo sem querer muito toque... Não é que eu vivi um trauma através da personagem, mas fiquei com o corpo sensibilizado durante um tempo depois das gravações e isso foi uma primeira vez. Mexeu muito comigo, de um jeito que não é consciente", disse.

 

"Coloquei meu corpo, minhas emoções e a gente sempre tenta relacionar com o que a gente já viveu. Nunca vivi nada parecido, então pra mim também foi uma descoberta, uma pesquisa que foi acontecendo no set", finalizou Juliana.

 

O OUTRO LADO

 

Em contraponto à Liana está Oscar. Clássico playboy e velho conhecido da protagonista, o personagem é alguém que, infelizmente, todo mundo conhece.

 

Felipe Abib, ator que dá vida ao grande vilão da série, destaca a proximidade do Oscar com a realidade.

 

"Desde o início, eu falava assim com o Maurício [Farias, diretor da série]: 'Sei que esse personagem é claramente o vilão, mas queria que ele fosse um pouco mais próximo, para não ficar tanto 'ah, o vilão''. Como a gente tem esse meio-termo e quer discutir o masculino na sociedade, é importante que ele seja próximo, que ele não seja só mau caráter, mas que pode ser um cara legal, pode rir, pode fazer piada. Ele está em qualquer lugar", diz Abib.

 

 (Courtesy of Netflix)
Courtesy of Netflix
 

 

Uma das tramas mais interessantes do melodrama é a relação do Oscar com a irmã, Débora (Martha Nowill). Ela é melhor amiga e colega da Liana, e se vê numa sinuca enquanto a história se desenrola. Para o ator, a presença da irmã traz mais ainda o Oscar até o público.

 

"Se ele não tivesse família, não tivesse nada, você veria ele só como um vilão. A irmã é absolutamente fundamental para mostrar que ele é um cara comum. Isso é chocante, ela não se dá conta, não percebe a gravidade dos comportamentos dele. A relação traz um pouco de humanidade para esse cara", opina o ator.

 

O começo da história se passa em 2006 e, de lá pra cá, o mundo tem ficado mais atento a histórias de abuso, sejam elas reais ou ficcionais. Para Abib, o público hoje é atraído por essa representatividade.

 

"A sociedade brasileira está aos poucos entendendo esses tipos de comportamento, perigoso, abusivo, que causa muita dor. É importante que seja forte também, porque a força da história atrai o público", finaliza o ator.

 

CALMA EM MEIO À TEMPESTADE

 

'Pedaço de mim' tem, no mínimo, uma trama chocante. Em meio a isso, temos a relação entre os médicos Vicente (João Vitti) e Silvia (Palomma Duarte) que traz uma leveza à série. Ele, divorciado, e ela, mãe solo, formam uma dupla leve e até gostosa de assistir.

 

O experiente João Vitti destaca a leveza e como essa relação representa um piso no freio durante o enredo. "O Vicente é um homem que, no seu comportamento, na maneira de se relacionar com as mulheres, a maneira com que ele respeita, faz um contraponto à maneira com que o Oscar e o próprio Tomás lidam com o universo feminino. Fiquei muito feliz, porque na arte a gente tá disponível para fazer todos os tipos de comportamento humano, mas gostei muito quando chegou esse papel, com esse valores, porque, de uma certa forma, isso faz parte da minha filosofia de vida como cidadão, como humano, como pai, como marido", destacou.

 

Vitti também lembrou das discussões sobre estupro e aborto realizadas nas últimas semanas e destacou o papel da produção nessas discussões.

 

"Quando eu li o roteiro, falei: 'caramba, temos uma história muito potente e muito difícil para contar'. Ela [a série] aborda temas muito sensíveis, que dizem diretamente a realidade que a gente vive. Coincidentemente, hoje, 2024 (filmamos a série no ano passado), estamos com alguns assuntos discutidos com bastante ênfase na sociedade que a série passa por eles também. A série tem esse papel de provocar e de jogar luz nos porões que todos nós temos, faz parte", finalizou Vitti.

 

É completamente válido dizer que 'Pedaço de Mim' representa um formato novo no audiovisual brasileiro. O meio-termo entre minissérie e novela funciona com primor e deve ser levado como exemplo para outras produções que desejam os dramas novelescos, já tão bem conhecidos, combinados com o dinamismo da relação dos personagens de séries com o streaming. 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL