MÚSICA

Quatro pernambucanos figuram em lista dos melhores álbuns nacionais do primeiro semestre

Na lista da APCA, Amaro Freitas, Duda Beat, Sofia Freire e Junio Barreto estão entre os 25 artistas destacados

Publicado em: 04/07/2024 15:15 | Atualizado em: 04/07/2024 16:52

Artistas pernambucanos representam quase 25% da lista de melhores álbuns selecionados pela APCA (Fotos: Lua Olívia/Micael Hocherman/Hugo Sá/Denilson Santos)
Artistas pernambucanos representam quase 25% da lista de melhores álbuns selecionados pela APCA (Fotos: Lua Olívia/Micael Hocherman/Hugo Sá/Denilson Santos)
A Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) divulgou, nesta quinta-feira (04/07), a lista dos 25 melhores álbuns nacionais lançados no primeiro semestre de 2024. Entre os selecionados pelo júri de Música, quatro discos foram produzidos por artistas pernambucanos: Amaro Freitas - Y'Y, Duda Beat - Tara e Tal, Sofia Freire - Ponta da Língua, e Junio Barreto - O Sol e o Sal do Suor
 
De acordo com a comissão, os indicados reforçam a pluralidade da música brasileira. "Mais do que apenas eleger os trabalhos mais interessantes lançados neste primeiro semestre movimentado, a lista reflete uma variedade de estilos, gêneros e visões sobre a forma de fazer música no Brasil neste século XXI, do jazz ao rap, do funk ao rock, passando pelas formas mais tradicionais da canção brasileira. A pluralidade também se reflete no fato de que a lista contempla artistas de diferentes origens do país, trajetórias e faixas etárias, em uma amostra da vitalidade da produção nacional neste momento – e olha que ainda temos todo um semestre pela frente". 
 
Duda Beat 
Numa mescla de maturidade e ousadia, Duda Beat lança mão de referências do passado em Tara e Tal, como dancehall e boombap, e elementos atuais da eletrônica, como lo-fi, EDM e funk. O resultado são 13 faixas prontas para ferver qualquer pista de dança - e acalmar corações. As composições descrevem vivências e reflexões de uma mulher que acorda cheia de questões mal resolvidas e, ao longo de um período, resolve digerir suas mais recentes experiências afetivas, agora buscando um equilíbrio entre a tara – o sentimento que nos leva para a frente, mesmo que desajeitadamente – e o tal – a necessidade de não deixar que os amores líquidos atropelem o crescimento.
 
Sofia Freire 
Em seu terceiro álbum, intitulado Ponta da Língua, Sofia Freire assume pela primeira vez a produção sozinha. Em sua jornada pelo universo da música popular brasileira, Sofia também se inspira em artistas visionários que exploram novas fronteiras, como a islandesa Björk e o grupo escocês Cocteau Twins. Essa influência é palpável em Ponta da Língua, onde ela habilmente sobrepoõe camadas de vozes e teclados
 
Amaro Freitas 
Em 2020, o pianista e compositor Amaro Freitas, natural de Recife, foi atraído para Manaus. Na capital amazônica, Amaro mergulhou em uma jornada de criação musical, imbuída de magia e potencialidades, e marcada pelo compromisso com a preservação ambiental e pela conexão com a comunidade indígena Sateré Mawé. O resultado é o álbum Y-Y, onde ele presta homenagem à Floresta Amazônica e aos rios do Norte do Brasil: um chamado para viver, sentir, respeitar e cuidar da natureza.
 
Junio Barreto 
Junio Barreto, cantor e compositor de Caruaru, lançou um novo álbum de inéditas intitulado O Sol e o Sal do Suor, após 13 anos desde seu último trabalho, Setembro. Este lançamento também marca 20 anos desde sua estreia com o álbum Junio Barreto Celebrando a vida ao lado de antigos parceiros, O Sol e o Sal do Suor é uma ode à alegria, à dança e à esperança, refletidas nas palavras como "prazer", "coração", "contemplação", "exaltação", "beleza" e "felicidade" nos versos das 10 faixas. 
 
Confira abaixo os 25 melhores discos do 1º semestre de 2024 selecionados pelo júri de Música da APCA:

Amaro Freitas – Y'Y (Psychic Hotline)
Bebé – Salve-se! (Coala Records)
Black Pantera – Perpétuo (Deck)
Cátia de França – No Rastro de Catarina (Independente)
Céu – Novela (Urban Jungle)
Chico Bernardes – Outros Fios (Independente)
Chico Cesar e Zeca Baleiro – Ao Arrepio da Lei (Saravá Discos / Chita Produções)
Crizin da Z.O. – Acelero (QTV)
Duda Beat – Tara e Tal (Universal Music)
Fresno – Eu Nunca Fui Embora - Parte 1 (Elemess)
Hermeto Pascoal – Pra você, Ilza (Rocinante)
Josyara – Mandinga Multiplicação - Josyara Canta Timbalada (Deck)
Junio Barreto – O Sol e o Sal do Suor (Samba Rock Discos)
Kamau – Documentário (Plano Audio)
Lauiz – Perigo Imediato (Matraca / YB)
Luiza Brina – Prece (dobra discos)
Ná Ozzetti e Luiz Tatit – De Lua (Circus)
Nomade Orquestra – Terceiro Mundo (Morning Birds Music/Nublu Records)
Paula Cavalciuk – Pangeia (Independente)
Samuel Rosa – Rosa (Sam Music/Altafonte)
Selton – Gringo Vol. 1 (Universal)
Sergio Krakowski Trio e Jards Macalé – Mascarada: Zé Kéti (Rocinante)
Silvia Machete – Invisible Woman (Biscoito Fino)
Sofia Freire – Ponta da Língua (Independente)
Taxidermia – Vera Cruz Island (Independente)
 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL