LITERATURA

Ciclo do Cordel leva oficina de cordel para escolas públicas do Sertão do Pajeú

Uma escola em Iguaracy e outra na Ingazeira receberão projeto

Publicado em: 26/08/2024 17:12 | Atualizado em: 26/08/2024 17:29

Os participantes abordarão a origem da literatura de cordel e outros aspectos (LeoBLemos)
Os participantes abordarão a origem da literatura de cordel e outros aspectos (LeoBLemos)

 
O Sertão do Pajeú receberá ação formativa gratuita do projeto “Ciclo do Cordel”, onde alunos de escolas públicas terão acesso ao ensino teórico e prático de um cordel.
 
Com incentivo do Funcultura, o projeto inicia nesta segunda, 26/8, na EREF Doutor Diomedes Gomes Lopes, em Iguaracy  e na EREM Aristaque José de Veras, na Ingazeira.

Os participantes abordarão a origem da literatura de cordel, suas especificidades técnicas de criação (métrica, rima e oração), escrita criativa, seus meios de circulação, entre outros dados técnicos da manifestação popular, com um total de 40h/ aula de formação. 

Serão oficineiros os integrantes do Clube do Cordel: Natália Oliveira, Carla Santana, Francisca Araújo, Thaynnara Queiroz e  Nilson Gonçalves, grupo que há anos vem fortalecendo a cena do Cordel em eventos e projetos: o Clube do Cordel nasceu com o propósito de fomentar a produção literária e estimular a formação de novos cordelistas através da união da cultura e da educação de maneira prazerosa e significativa para os alunos. A proponência do projeto é da poetisa Francisca Araújo e Luna Vitrolira é a idealizadora deste Ciclo do Cordel para o Funcultura; enquanto Taciana Enes assina a produção executiva. O incentivo é do Funcultura.

Francisca, que é natural de Iguaracy, destaca a importância de levar a projeto a sua terra: “Falar sobre literatura de cordel é muito importante para o fortalecimento da escrita e da cultura da oralidade. É muito especial para mim poder trazer à minha cidade um projeto como este, especialmente, por contemplar estudantes da rede pública na escola onde estudei e trabalhei há alguns anos atrás”, afirma.

Durante a formação, os alunos ainda serão apresentados aos principais cordelistas do repertório popular, além do destaque para a produção literária feminina. O curso também oferecerá certificado e a criação (diagramação) e impressão dos folhetos. 

Como culminância, um sarau que será apresentado pelos poetas integrantes do coletivo “Clube do Cordel” e os alunos, fomentando a oralidade e a escrita na poesia popular: será online, através do link youtube.com/@clubedocordel8022 no dia 1º de setembro, às 10h. É possível acompanhar mais detalhes do projeto em instagram.com/clube.do.cordel .
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL