EXPOSIÇÃO

Artista plástico Lourival Cuquinha traz ao Recife projeto 'Transição de Fase'

Cinco obras do artista visual pernambucano, em formato de instalação, serão expostos no Pátio de São Pedro e na Rua Imperatriz a partir do dia 24 de setembro

Publicado em: 20/09/2024 16:16 | Atualizado em: 20/09/2024 16:50

 (Foto: Alonso Laporte)
Foto: Alonso Laporte
A partir da próxima terça-feira (24), até o dia 28, cinco obras do artista visual pernambucano Lourival Cuquinha chegam ao Recife e serão expostos no Pátio de São Pedro e na Rua Imperatriz. O seu projeto 'Transição de Fase', que já soma mais de 150 obras, dá visibilidade àqueles que fogem da pobreza, da violência e guerras civis. 

Lourival combina crítica social com uma estética característica, usando suportes como fotografia, vídeo e instalação, conectando realidades brasileiras a contextos globais e trazendo visibilidade a narrativas marginalizadas. Desde 2014, o projeto já levou obras para galerias, centro culturais e museus brasileiros, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo; o Galpão Bela Maré e o Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro; o complexo cultural da Funarte, em Belo Horizonte; e o Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande (MT), sendo vista ainda na embaixada do Brasil em Londres (Inglaterra) e na Art Brussels em Bruxelas (Bélgica).
 (Foto: Alonso Laporte)
Foto: Alonso Laporte
Para o Recife, o artista optou por um formato de instalação com cinco obras, entre elas a Transição de Fase // Eloy, criada em 2015 a partir do encontro entre ele e o peruano Eloy no Bairro do Recife. As demais, ainda inéditas, são resultado da continuidade da pesquisa feita pelo artista pelas ruas do Recife no primeiro semestre deste ano. Dois imigrantes senegaleses, Momar Mbaye e Amâdou Touré, e duas venezuelanas, Noelis Quijada e Maria Warao, foram escolhidos para participar do projeto.

Com incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura, Prefeitura do Recife, a exibição de Transição de Fase \\ Recife contará com a presença de mediadores. O ambiente expositivo e todas as obras que compõem a instalação estarão audiodescritas, possibilitando a fruição do resultado a pessoas com deficiência visual.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL