Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Viver

Documentário pernambucano retrata a Atenção Primária em Saúde durante a pandemia

Filme de Andrea Trigueiro e Jefte Amorim aborda realidade de Recife, Jaboatão e Camaragibe e aponta falhas e acertos diante da iminência de novas emergências em saúde


Nesta segunda (16), às 16h, será lançado no Cinema da Fundação (Museu) o documentário Redes de cuidado: atenção primária em tempos de emergências em saúde, dirigido por Jefte Amorim e Andrea Trigueiro, que foca na atuação e gestão da Atenção Primária em Saúde (APS) no enfrentamento da pandemia de Covid-19.
 
Para a produção do filme, foram ouvidos profissionais, especialistas e pacientes do Recife, de Jaboatão e de Camaragibe, a fim de dar conta da complexidade e do caráter desafiador da atuação da APS e do SUS nas dimensões clínicas, sociais, subjetivas e de vigilância à saúde.

O filme é um desdobramento de uma pesquisa financiada pela FACEPE e coordenada pela professora da UFPE Bernadete Perez. “Para nós, foi muito importante incluir essa produção como produto da pesquisa porque é uma forma de democratizar o acesso aos dados e achados do nosso trabalho, especialmente diante dos indicativos da OMS sobre a iminência de novas emergências em saúde”, enfatiza a pesquisadora e médica sanitarista.

Os pesquisadores, da Universidade Federal de Pernambuco, foram em busca de trabalhadores e de usuários dos sistemas de saúde em situação de vulnerabilidade social, durante a pandemia pelo SARS-Cov-2. A investigação identificou e analisou a compreensão desses sujeitos da Atenção Básica sobre sua relação com a saúde e com o SUS. O foco foram as mudanças ocorridas durante a pandemia e a percepção da reorganização da Clínica e da Vigilância à Saúde nesse processo.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco