ARTE

Dominique Berthé inaugura exposição no Poço da Panela

Artista francesa radicada em Pernambuco faz sua mostra individual nesta quinta (19)

Publicado em: 17/09/2024 12:40

 (Divulgação)
Divulgação
Nesta quinta-feira (19), a artista Dominique Berthé traz à sua casa-atelier, no Poço da Panela, a exposição individual de arte contemporânea 'Momento', projeto aprovado em edital da Lei Paulo Gustavo, colocando a comunidade artística e amantes das artes visuais em sintonia com a sua trajetória criativa.

Percorrendo as veredas do semiárido pernambucano e os arrecifes atlânticos, a francesa radicada em Pernambuco desde o início dos anos 2000 estudou na Escola Nacional de Belas Artes de Paris, especialidade em escultura, onde iniciou seus experimentos artísticos tridimensionais com esculturas, instalações, engenhocas mecânicas, em que buscava a poesia do movimento.

Em sua temporada de estudante de Beaux-Arts, em Paris, Dominique estudou escultura no atelier do professor belga Pol Bury, docente no mesmo curso e então uma das referências nos trabalhos com conceitos de movimento. Enquanto estudante, e em suas pesquisas em busca de um movimento perpétuo a partir de manipulação mecânica manual, Dominique Berthé se inspirou na pesquisa conhecida por “Fontaine de Héron” para construir as suas engenhocas aquáticas.

Nesta proposta que aqui apreciamos em sua própria casa, Dominique se apresenta para quem não a conhece, ao mesmo tempo em que rememora a trajetória artística, traçada pelos caminhos das águas, organizando-a em três espaços temáticos: o percurso francês, do qual nos traz fotografias em grandes dimensões realizadas com câmera pinhole, nas quais registra uma escultura em movimento, a escultura de própria autoria intitulada 'Attente', e, no percurso brasileiro, os olhos d’água e a construção da página na internet.

Na exposição, podemos apreciar algumas das diversas maneiras de a artista expressar-se no mundo das artes: formas e inguagens plurais para dar vazão a exuberante poética visual. A concepção e montagem são assinadas por Dominique e Iramaraí. A pintura do espaço expositivo foi realizada pelo artista Jacaré. A iluminação ficou a cargo de Suzana. O design gráfico é de Catharina Rosendo e Natália Amorim. Os textos são da autoria do artista francês Lucien Kotàn e da escritora Maria Alice Amorim. E, ainda, quem assina a criação da home page é o artista Hassan dos Santos.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL