FESTIVAL

Espetáculos argentinos e franceses são destaques da semana no Cena CumpliCidades

Agenda traz também novos talentos brasileiros da dança e companhias pernambucanas e apresentações serão nos teatros de Santa Isabel, Apolo, Hermilo e no Parque Dona Lindu

Publicado em: 24/09/2024 11:06

 (Divulgação)
Divulgação
Criações argentinas, francesas e brasileiras do universo da dança marcam a terceira semana do 17º Festival Internacional Cena CumpliCidades, com apresentações nos teatros de Santa Isabel, Apolo, Hermilo e Parque Dona Lindu, com sessões ora gratuitas, ora a R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira). O festival, que vai até 5 de outubro, celebra a arte em diversas linguagens, com foco majoritário na dança.

Dias 27 e 28 de setembro, bailarinos integrantes dos respeitados Ballet Contemporâneo do Teatro San Martín e do Teatro Colón, ambos argentinos, apresentam a inédita 'Bílis Negra' no Teatro de Santa Isabel. Na estreia, dividem a noite com a Cia. Municipal de Dança de João Pessoa, que traz em seu elenco Gabriel Morais, premiado como Melhor Bailarino há dois meses, na 41ª edição do Festival de Dança de Joinville, o mais importante do gênero do país.

A segunda noite no Santa Isabel dá espaço para os novos talentos da dança brasileira. No lugar de bailarinos iniciantes abrirem o evento para os experientes artistas argentinos, são os hermanos que fazem as honras da casa para quem está recebendo os primeiros reconhecimentos de suas trajetórias. 

Após a apresentação de 'Bílis Negra', sete trabalhos compõem o 'Divertimento', um apanhado de coreografias dos atuais destaques brasileiros da dança descobertos durante o Festival Cena CumpliCidades do ano passado. São eles: 'Vestígios', de Luma Abrantes, 'Último Adeus', de Pietra Ranieri, 'Fica', da Cia. Cláudia São Bento, 'Meu Abismo', da Gesttus Grupo de Dança, 'Pesar de Tudo', de Sofia Montenegro, 'Porta-Retratos', de Andrezza Campos, e 'Paz sem Voz não é Paz é Medo', do Soma Grupo de Dança.
 
ATRAÇÕES 
Dia 27 de setembro, a programação internacional da semana segue com a bailarina e coreógrafa francesa Fanny Vignals, que apresenta a performance 'Meu Lugar', no Teatro Apolo, com entrada franca. A obra aborda a trajetória da artista entre a dança contemporânea e as culturas afro-brasileiras.

No dia seguinte, a Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, será palco para 'Dança Líquida', trabalho de dança contemporânea do Grupo Cláudio Lacerda/Dança Amorfa (Recife). Também dia 28, a companhia francesa Malka apresentará ‘spoiler’ de espetáculo que está criando desde o início do festival, a portas fechadas, no Teatro Hermilo – e que estará na grade oficial do Cena CumpliCidades de 2025. Chama-se "Até Aqui Tudo Bem". Ambos têm acesso gratuito.

Fechando a semana, dia 29 de setembro, os bailarinos do Studio de Danças sobem ao palco do Teatro de Santa Isabel com o espetáculo 'elas Telas de George Barbosa', uma homenagem ao pintor cujos quadros estão nas paredes da tradicional escola de dança recifense, situada no bairro das Graças. As coreografias perpassam pelo balé clássico, neoclássico, dança contemporânea e modern jazz. 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL