Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Viver

Maggie Smith, a Minerva de Harry Potter, morre aos 89 anos

A atriz era conhecida internacionalmente pelos filmes de Downtown Abbey e Harry potter

Ícone do teatro e do cinema britânico, Maggie foi vencedora de dois prêmios Oscar, quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete Baftas

A atriz Maggie Smith, que interpretou Minerva nos filmes da saga Harry Potter, morreu aos 89 anos, nesta sexta-feira (27).

 

"Morreu pacificamente, no hospital, nesta manhã", anunciaram seus filhos, Chris Larkin e Toby Stephens.

 

"Era uma pessoa muito reservada, mas estava com seus amigos e familiares nos momentos finais de sua vida. Deixa dois filhos e cinco netos que estão devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó", acrescentaram. 

 

Smith ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em "Primavera de uma Solteirona" (1969) e de Melhor Atriz Coadjuvante por "Califórnia Suite" (1978). 

 

Sua carreira foi marcada pela diversidade de papéis e gêneros, desde a madre superiora em "Mudança de Hábito" (1992), ao lado de Whoopi Goldberg; a professora de magia da saga Harry Potter, interpretou uma mulher neurótica em "Uma Janela para O Amor" (1986) ou uma idosa sem-teto em "A Senhora da Van" (2015). 

 

A atriz, que participou de mais de 50 filmes, conquistou 58 prêmios e 157 indicações, incluindo seis ao Oscar, em sua longa carreira. Também ganhou 5 BAFTAs, os prêmios do cinema britânico, além de um prêmio honorário, e treze indicações.

 

Nascida em 28 de dezembro de 1934 em Ilford, Smith começou a atuar nos palcos do Oxford Playhouse no início dos anos 1950, ingressando posteriormente nas companhias de teatro londrinas Old Vic e Royal National Theatre, ao lado de seu primeiro marido, o ator Robert Stephens. Na década de 1960, iniciou sua carreira no cinema.

 

Ela foi nomeada Comandante da Ordem do Império Britânico em 1990 pelos serviços prestados ao país nas artes. 

 

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco