EXPOSIÇÃO

Homenagem a José Cláudio reúne 100 artistas pernambucanos em exposição do IMIP

XXIII Exposição de Artes do IMIP promete entregar experiência artística imersiva com tecnologia

Publicado em: 16/10/2024 16:22

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) abrirá suas portas no próximo dia 24 de outubro de 2024 para receber a XXIII Exposição de Artes do IMIP, que promete ser um dos maiores eventos culturais do ano no estado. Além de reunir mais de 100 artistas pernambucanos, a mostra homenageará o lendário artista José Cláudio, falecido em 2023, cuja obra marcou profundamente o cenário artístico brasileiro e internacional.

Com a curadoria de Rinaldo Carvalho, diretor do MEPE e artista plástico, a exposição oferece ao público uma experiência artística imersiva, integrando diversas formas de arte e tecnologia. A obra de José Cláudio, reconhecida pela combinação vibrante de cores e pela expressão visual do Nordeste, será o destaque da mostra, que incluirá projeções em vídeo mapping, permitindo uma nova forma de interação com suas criações.

Nascido em Ipojuca, Pernambuco, José Cláudio foi um dos grandes nomes da arte moderna brasileira, influenciando gerações de artistas ao longo de sua carreira. Sua atuação foi essencial para o desenvolvimento da arte no estado, sendo um dos fundadores do Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife. Para Rinaldo Carvalho, “homenagear José Cláudio é mais do que celebrar sua trajetória; é reconhecer sua inestimável contribuição para a cultura pernambucana e brasileira". ainda mais quando se trata de ação tão nobre. 

Arte que cura: solidariedade através da cultura
Além de sua relevância artística, a XXIII Exposição de Artes do IMIP tem um forte componente social. Parte das vendas das obras expostas será destinada ao Setor de Oncologia do IMIP, uma iniciativa que destaca a importância da cultura como veículo de solidariedade. Elizabeth Veiga, presidente da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP, reforça a conexão entre arte e saúde: “É emocionante ver como esses artistas se engajam em causas sociais tão importantes, contribuindo para o atendimento de centenas de pacientes oncológicos atendidos pelo SUS.”

A abertura oficial da exposição será realizada no dia 24 de outubro, às 19h, para artistas e convidados. A partir do dia 25 de outubro, o público poderá visitar a exposição gratuitamente. Além da mostra de arte, a programação inclui rodas de conversa com a participação de especialistas e artistas, além de oficinas voltadas ao público infantil, ampliando o acesso e a interação com a arte pernambucana.

A força da arte pernambucana
Para os visitantes, a XXIII Exposição de Artes do IMIP representa uma oportunidade única de conhecer e adquirir obras de artistas locais, ao mesmo tempo em que colaboram para uma causa nobre. Entre os participantes estão tanto artistas consagrados quanto novos talentos, garantindo uma diversidade de estilos e abordagens artísticas.

Com uma tradição de mais de duas décadas, a Exposição de Artes do IMIP se consolidou como um evento essencial no calendário cultural de Pernambuco, promovendo a interação entre arte, saúde e comunidade. Este ano, o evento promete ser ainda mais significativo ao prestar homenagem a José Cláudio, um dos maiores nomes da cultura pernambucana.

O escritor membro da Academia Pernambucana de Letras  e editor da Revista Continente, Mário Hélio, escreveu um texto homenageando o amigo  pintor e escritor José Cláudio, lembrando as  suas alquimias , ressaltando que toda pintura é química,e , ambas  estão ligadas à alquimia, que implica na transformação da matéria.

Serviço:
Exposição: XXIII Exposição de Artes do IMIP
Local: Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) – Av. Rui Barbosa, 960, Graças – Recife/PE
Visitação: 24 de outubro às 19h. Aberta ao público  dia 25 de outubro de Terça a sexta-feira, das 9 às 17h; sábados e domingos, das 14h às 17h
Encerramento- 10 de novembro
Entrada gratuita
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL