De 12 a 15 de dezembro, o Teatro de Santa Isabel receberá a 26ª edição do festival de música erudita Virtuosi Rafael Garcia, capitaneado pela pianista pernambucana Ana Lúcia Altino e com o tema 'Música por mulheres: celebrando a diversidade feminina'. Virão pela primeira vez ao evento a pianista francesa Vanessa Wagner, a pianista polonesa Karolina Nadoslka, a soprano e pianista canadense/alemã Rachel Fenlon e a soprano americana Breanna Sinclaire.
Também brasileiras estarão no Virtuosi: o Trio Capitu, com a flautista Sofia Ceccato, a oboísta Janaína Perotto e a fagotista Ariana Mendonça, faz aqui sua estreia; além de duas veteranas no festival, a violinista Betina Stegmann (argentina radicada no Brasil) e a pianista Ana Lúcia Altino. Dia 11 de dezembro, a instrumentista paranaense Rafaele Andrade se apresenta na Escola de Criatividade Musical com instrumento de cordas criado por ela, o Knurl. Toda a programação tem acesso gratuito.
O 26º Virtuosi Rafael Garcia homenageia o grande violoncelista pernambucano Antonio Meneses (1957-2024), falecido em agosto deste ano. Meneses participou de várias edições do festival como solista, recitalista e camerista, inclusive já tendo sido o homenageado do sétimo Virtuosi. A reverência ao músico acontecerá no encerramento do evento, dia 15 de dezembro, quando Leonardo Altino, também violoncelista pernambucano, apresentará as “6 Suites para Cello Solo”, de Bach, em referência ao último álbum gravado por Antonio, lançado em dezembro de 2023.
“A pianista francesa Vanessa Wagner, com obras exclusivamente de compositoras mulheres; o recital da pianista e soprano Rachel Fenlon, que simultaneamente tocará e cantará o ciclo ‘Winterreise’, de Schubert; e Breanna Sinclaire, primeira soprano trans a se apresentar com a Orquestra Sinfônica de São Francisco e no Virtuosi e que, aqui, será acompanhada pela Orquestra Jovem de Pernambuco sob a batuta do maestro Nilson Galvão”, diz Ana Lúcia Altino, que, ao lado de seu marido, o maestro Rafael Garcia, falecido em 2021, idealizou o evento.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco