Que Castlevania é um dos maiores pilares da cultura vampirística pop atual, é indiscutível. Também é fato que o game foi e é a principal referência aos vampiros dos videogames.
Não é pra menos que Vampire Survivors, o game shoot'em up e roguelike da poncle tenha em Castlevania sua principal inspiração. Isso já é notável no jogo base, com os itens prestando homenagens implícitas e explícitas, trilha sonora instrumental deliciosa, uma variedade de monstros cheia de criatividade e até nos próprios gráficos e detalhes, como animações e sons.
Mas, com o lançamento da DLC que tem o nome autoexplicativo de Ode to Castlevania, isso tudo é elevado a altas potências.
VAMPIRE SURVIVORS: DLC ODE TO CASTLEVANIA
O primeiro destaque é o mapa disponível na nova expansão. Sim, apenas um mapa foi trazido no conteúdo adicional, mas a área traz tantos ambientes diferentes que várias 'runs' são necessárias para explorá-lo como ele merece. Aliás, é até bem provável que o jogador passe pelos mesmos locais e observe diferentes reações do mapa, já que existem passagens secretas entre colunas de árvores e paredes de construções.
Ainda em Castlevania, um dos locais que pode até ser considerado um personagem do game é o castelo do Drácula, indiscutivelmente a construção mais simbólica e icônica da franquia. Aqui, com um level design detalhista cheio de salas repletas de quadros, estátuas e armaduras, a reprodução em ode ao castelo guarda diversos segredos que valem a exploração e horas de gameplay.
Gameplay essa envolvida por novas faixas de trilha sonora, que misturam os tons sombrios e pesados de Castlevania com os ritmos frenéticos e acelerados das músicas já conhecidas do jogo base.
Outra adição que merece destaque e, talvez, seja a principal da DLC, são os personagens. Além dos heróis que aparecem esporádicamente na franquia clássica, estão os Belmonts, coração dos Castlevanias que trazem bem mais do que um toque de nostalgia: eles vêm acompanhados de novas armas, novos itens passivos e mecânicas que fazem o jogo ser quase infinito. Monstros também foram adicionados aos montes, inclusive alguns 'mini bosses' que aparecem ao passar por cima de símbolos e oferecem recompensas após serem caçados.
Ainda vale uma menção rápida à manutenção da progressão e sensação de recompensa do jogo base, assim como a dificuldade encarada e a necessidade de criar estratégias para sobreviver minuto a minuto, principalmente nas áreas mais 'labirínticas' do mapa.
Por fim, vale dizer que a poncle preparou algumas surpresas ao longo da progressão no mapa. Para ilustrar, vale dizer que, em uma certa altura do castelo, o jogo deixa para trás sua visão clássica e traz o nostálgico combate lateral do Castlevania, adaptando os controles, permitindo que o jogador salte e ataque de formas diferentes.
*Uma chave do jogo foi cedida para a produção deste texto.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco