Neste sábado (16), a série audiovisual História de Preta, dirigida por Danielle Valentim, terá seu primeiro episódio exibido, em caráter especial do mês da Consciêcia Negra. Unindo trajetórias de mulheres negras em épocas distintas e abordando temas como identidade, resistência e o legado feminino negro para a sociedade.
O primeiro episódio entrelaça as histórias da atriz Neusa Borges e da rainha de Ndongo e de Matamba, a angolana Nzinga Mbandi (falecida em 1663), interpretada por Brenda Lígia. O programa, com 27 minutos de duração, será exibido, às 06h50, na Globo Nordeste. A diretora pernambucana Danielle Valentim participa do LANANI - Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para Audiovisual da Rede Globo de Televisão.
O projeto é uma realização da Maat Produções e tem incentivo da Prefeitura do Recife/Secretaria de Cultura do Recife por meio de edital da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, e do Governo de Pernambuco por meio de edital do Funcultura Audiovisual/Secretaria de Cultura de Pernambuco.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco