Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Viver

Recife recebe exposição com itens raros e imersão na obra de Ariano Suassuna

Maior exposição imersiva de um artista brasileiro, ''O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso'' aterrisa na capital pernambucana com as diversas expressões culturais e humanas que marcaram trajetória do parabaino

Cadeira onde Ariano costumava se sentar para ler e contar seus causos será exposta

Desvendar o universo mítico, artístico e humano de Ariano Suassuna (1927-2014) é um desafio difícil de mensurar. A exposição “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” abraça essa missão no Shopping RioMar, a partir do dia 29 de novembro, com a grandiosidade do escritor e dramaturgo paraibano, sendo a maior exposição imersiva já dedicada a um artista brasileiro. Os ingressos custam a partir de R$ 35 e podem ser adquiridos através do site da Fever e do App do RioMar Recife.

Com cenografia detalhada e tecnologia de ponta, a experiência promete transportar o público pernambucano às raízes da cultura popular brasileira e, de forma intrínseca, pela vida e obra de Ariano. Esta será a primeira vez que a experiência chega ao estado que acolheu o dramaturgo - após a estreia de sucesso na Paraíba - levando admiradores e curiosos a um passeio sensorial e inovador pelo seu legado como defensor do patrimônio cultural brasileiro e nordestino. A co-criação da exposição é assinada por João Suassuna, neto mais velho de Ariano.

“A exposição é linda e consegue preservar a coerência de Ariano, levando adiante a sua chama imortal, que tanto nos inspira. E isso é possível porque temos uma experiência que nos revela o Ariano gênio, como escritor e defensor da cultura brasileira, mas, especialmente, o Ariano gênio como gente. Uma vivência que permitirá a todos acessarem o coração do Mestre e todos seus amores, passando do riso à emoção”, celebra João Suassuna.

“O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” ocupará 1.200 metros quadrados no Espaço de Eventos, localizado no Piso L3, no mesmo nível da Praça de Alimentação do mall. É uma área superior em relação à versão apresentada na Paraíba, expandindo o número de salas de 4 para 13. Cada uma delas irá percorrer a carreira de Ariano Suassuna e exibir obras nunca expostas ao público, incluindo manuscritos, fotos raras, trechos de peças teatrais e vídeos. Além disso, a mostra no RioMar Recife contará com itens inéditos de Ariano e um mix maior de produtos temáticos na lojinha da exposição.

Os visitantes também poderão se aproximar do Ariano como pessoa, por meio de itens simbólicos de sua vida, como o traje que usava e a cadeira onde costumava se sentar para ler e contar seus causos que arrancaram gargalhadas e reflexões. Assim como nas peças de Ariano, onde cada ato revela uma nova camada do enredo, a exposição "O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso" é dividida cinco etapas, além de uma introdução que prepara o palco para a imersão: Ato I: Amor pela poesia; Ato II: Amor pela sua aldeia; Ato III: Amor da vida; Ato IV: Amor que contagia e Ato V: Amor imorrível.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco