Crise municipal

Vice-prefeito de Olinda acusa Lupércio de demitir todos os funcionários do seu gabinete

De acordo com Márcio Botelho, todos os 12 funcionários foram demitidos. Diante da situação, o vice-prefeito informou que vai suspender temporariamente as atividades de atendimento ao público

Publicado em: 22/11/2023 09:35 | Atualizado em: 23/11/2023 12:08

Márcio Botelho publicou vídeo nas redes sociais acusando Lupércio  (Reprodução de vídeo)
Márcio Botelho publicou vídeo nas redes sociais acusando Lupércio (Reprodução de vídeo)
O vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho (PP), utilizou as redes sociais na terça-feira (21), para dizer que o prefeito da cidade, Professor Lupércio (PSD), decidiu demitir todos os funcionários do gabinete da vice-prefeitura

De acordo com Márcio, todos os 12 funcionários foram demitidos. Diante da situação, o vice-prefeito informou que vai suspender temporariamente as atividades de atendimento ao público “devido à escassez de funcionários, que foram exonerados, um a um, pelo prefeito Lupércio”. 
 
Na gravação publicada no Instagram, Márcio aparece no próprio gabinete ao lado da ex-secretária dele, Michele. Ela também foi exonerada do cargo nesta terça-feira e a notícia pegou o vice-prefeito de surpresa.

A crise política acontece a menos de um ano para as eleições municipais de 2024. No pleito, Lupércio não poderá concorrer à reeleição e deve indicar um candidato da situação. 

Ao Diario de Pernambuco, Márcio informou que ele e o prefeito já vinham “com esse rompimento desde o carnaval".
 
O vice ainda disse que tem "uma estrutura criada por lei que institui o gabinete. Então, ele, [o prefeito] aos poucos, pra tentar me atingir, foi exonerando pessoas do meu gabinete”.

Botelho também relatou que os funcionários que interagem com ele nas redes sociais são demitidos pelo prefeito. “E ele deixou isso claro para todos os funcionários: as pessoas que tiram foto comigo, eles exoneram”, completou.

O vice ainda disse que foi informado pelo Professor Lupércio que não seria mais sucessor dele na prefeitura. Segundo Márcio, o prefeito de Olinda deu a opção para ele se candidatar à Prefeitura de Paulista ou para vereador de Olinda, mas Botelho não teria aceitado a proposta, uma vez que gostaria de concorrer à Prefeitura de Olinda.

“Eu tenho vontade de ser candidato a prefeito da cidade de Olinda, a cidade onde eu nasci, a cidade onde eu fui vice-prefeito por duas vezes. Então eu tenho um carinho muito grande pela cidade, então eu queria a oportunidade de disputar de forma limpa”, completou.

Denúncia sobre o patrimônio público

Além de expor a situação dos funcionários públicos, Márcio Botelho fez questão de mostrar as condições do gabinete onde ele trabalha. 

O vice-prefeito criticou a precariedade do espaço, que está com mofo e sem manutenção, e disse que é “insalubre” trabalhar no ambiente.

“As condições do espaço em meu gabinete encontram-se precárias, pondo em risco a saúde dos visitantes e até mesmo a estrutura do Palácio dos Governadores. Esta atitude é lamentável, merecendo a repreensão de todos os olindenses”, escreveu na postagem.

Márcio ainda pretende denunciar o estado do gabinete dele ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Diario de Pernambuco procurou a prefeitura de Olinda para saber os motivos da exoneração, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem. 
 
Prefeitura nega demissões 
 
Por meio de nota enviada ao Diario de Pernambuco, a Prefeitura de Olinda afirmou "não ser verdadeira a informação de que todos os funcionários do gabinete do vice-prefeito foram dispensados".
 
Também foi informado que "quaisquer ações de intervenção no espaço não foram realizadas por inércia do próprio vice-prefeito, que não solicitou o serviço ao setor responsável".
 
Por fim, a prefeitura disse que é "lamentável que num município com tantos desafios, o vice-prefeito empregue seu tempo na busca por holofote, utilizando todo tipo de expediente".

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL