SAÚDE

Hospital das Clínicas vai inaugurar novo mamógrafo, nesta sexta (28)

Segundo a UFPE, o novo equipamento terá capacidade para atender cerca de 600 mulheres todos os meses

Publicado em: 27/06/2024 17:07

O novo mamógrafo já estará disponível nesta sexta-feira (28), a partir das 11h (Foto: Divulgação/UFPE )
O novo mamógrafo já estará disponível nesta sexta-feira (28), a partir das 11h (Foto: Divulgação/UFPE )
 
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, nesta quinta-feira (27), a instalação de um novo mamógrafo digital no Hospital das Clínicas (HC-UFPE), no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. 

Segundo a universidade, o novo equipamento terá capacidade para atender cerca de 600 mulheres todos os meses. O novo mamógrafo já estará disponível nesta sexta-feira (28), a partir das 11h.O equipamento foi adquirido por R$ 1,4 milhão. 

Uma cerimônia marcará a abertura das atividades do novo equipamento, que contará com a presença do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, além de representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

"O exame de mamografia permite diagnosticar de forma precoce o câncer de mama, a partir daí, iniciar o tratamento adequado, impactando na redução da mortalidade pela doença e possibilitar a cura. O exame de rastreio é anual a partir dos 40 anos, em pacientes sem sintomas, segundo recomendação das Sociedades Brasileiras de Mastologia e de Radiologia", explicou a médica radiologista do HC, Nadja Rolim.
 
De acordo com a UFPE, essa foi a segunda vez que o Hospital das Clínicas venceu a votação popular das emendas participativas, sistema adotado pelo deputado Túlio Gadêlha - a primeira foi a implantação da Usina Solar Fotovoltaica. "A gente agradece a toda a mobilização da nossa comunidade hospitalar e da sociedade de forma geral, que comprou a ideia. Essa é uma importante conquista para os usuários e, principalmente, para as usuárias do SUS", destacou o superintendente substituto do HC, Wagner Cordeiro.
 
O mamógrafo

Ainda segundo a UFPE, o mamógrafo é o equipamento que realiza a mamografia, um exame de imagem (por raios X), que tem como finalidade estudar o tecido mamário para detectar alterações suspeitas de câncer muito antes do aparecimento dos sintomas. A mamografia pode ser de rastreio para pacientes sem sintomas; ou de diagnóstico para determinar qualquer alteração notada num exame clínico anterior.
 
“A capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da mamografia na detecção do câncer de mama, antes de o tumor ser palpável e de se manifestar clinicamente. Quanto mais precoce for o diagnóstico da doença, maior é a probabilidade de prognóstico para a cura e a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer em alguns casos. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo relatado um número significativo de casos novos a cada ano”, ressaltou a UFPE, por meio de nota. 
 
Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL