BALANÇO

São João 2024: polos juninos do Estado não registraram ocorrências de homicídios, afirma SDS

Segundo a pasta, com um aumento de 57% de polos juninos no Estado, as forças de segurança não registraram ocorrências de maior gravidade

Publicado em: 26/06/2024 18:33 | Atualizado em: 26/06/2024 18:59

O balanço da segurança do São João 2024 foram repassadas nesta quarta (26), em coletiva à imprensa  (Foto: Wilson Maranhão/DP )
O balanço da segurança do São João 2024 foram repassadas nesta quarta (26), em coletiva à imprensa (Foto: Wilson Maranhão/DP )
 
Os eventos juninos em polos oficiais realizados no Estado, este ano, não registraram ocorrências de homicídios. 

A afirmação foi feita pela Secretaria de Defesa Social (SDS), nesta quarta-feira (26), ao apresentar o balanço da segurança realizada durante os festejos juninos entre os dias 21 a 24 deste mês. 

Segundo a pasta, com um aumento de 57% de polos juninos no Estado, as forças de segurança não registraram ocorrências de maior gravidade. 

As informações foram divulgadas em coletiva à imprensa, na sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife. 

De acordo com a SDS, dentro dos polos oficiais, neste ano, foram registrados três ocorrências de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que são roubos e furtos, e nenhuma ocorrência de Morte Violenta Intencional (assassinatos). 

Em comparação com o mesmo período do ano, houve uma redução de 57,1% em relação aos CVPs,  já que no mesmo período do ano passado foram contabilizadas sete ocorrências dentro dos polos do Estado. Em 2023, foi registrado somente uma tentativa de homicídio e nenhum assassinato. 

Ainda segundo a SDS, durante o período junino (entre 21 a 24 deste mês), foram registradas 509 ocorrências de crimes em suas diversas modalidades, em todo o Estado. 

Deste quantitativo, 391 casos foram de furtos, outros 21 por porte de entorpecentes, 15 por lesão corporal, 14 por desacato/resistência e sete de roubos.

Dos municípios que mais registraram ocorrências, estão: Caruaru (Agreste), com 153 casos (30%); Gravatá (Agreste), com 146 casos (28,6%) e Petrolina (Sertão), com 100 casos (19,6%). 

Durante a festividade, a SDS ressaltou que pela primeira vez houve a atuação presencial da Defesa Civil nos polos, além da presença ampliada da Corregedoria e Ouvidoria da pasta. 

A SDS ainda disse que durante o São João deste ano, ao total, 84 pessoas foram conduzidas para delegacias por cometer algum tipo de delito. Desse total, dois casos foram convertidos em prisões por meio de mandados.

Além disso, a SDS informou que uma arma de fogo foi apreendida, além de quatro facas. Um veículo roubado foi recuperado e quatro celulares furtados foram recuperados. 

Análise

Durante a coletiva, o secretário da SDS, Alessandro Carvalho, destacou que o planejamento deste ano para o São João 2024 foi exitoso. 

“A avaliação é positiva. Em comparação com 2023, tivemos 57% a mais de polos no Estado, e para atingir todo esse volume de demandas, tivemos um aumento de 80% de investimentos este ano em comparação com o ano passado, para pagamento de diárias e de jornadas extras das forças de segurança. Não houve registro de assassinatos em polos juninos e até o final do mês o trabalho continua. Mas a avaliação que obtivemos é que o São João deste ano foi muito seguro. O que tivemos foi aumento de polos e dias de festejos, isso exigiu um empenho maior dos servidores para que as festas fossem tranquilas, assim como foi”, destacou o secretário. 
O secretário da SDS, Alessandro Carvalho, avaliou como exitosa o planejamento da segurança no São João 2024 no Estado   (Foto: Wilson Maranhão/DP )
O secretário da SDS, Alessandro Carvalho, avaliou como exitosa o planejamento da segurança no São João 2024 no Estado (Foto: Wilson Maranhão/DP )

Sobre o planejamento da operacionalidade e estratégia de segurança para o São João 2024, a secretária-executiva da pasta, Dominique de Castro, elencou os principais desafios para a montagem do esquema de segurança nos polos juninos. 

“Começamos o planejamento do São João já na quinta-feira pós Carnaval. Daí perguntei a integrantes das forças quais as cidades que seriam o foco no planejamento e me responderam que são os 184 municípios do Estado. A gente sabe que neste ano, por ser um ano eleitoral, por ser o último ano de algumas prefeituras, por ser uma atração muito forte. O primeiro desafio foi fazer uma festa, assegurando fazer uma festa tão grande, em tantos municípios, com um efetivo tão defasado como temos hoje nas forças de segurança. Isso não é novidade. O maior desafio foi aumentar em 60% o número de postos de policiamento, e aumento de 80% no quantitativo de lançamento de efetivo com uma realidade de segurança pública, que deixa o efetivo sobrecarregado. Tudo isso sem abrir mão do combate ao MVI (Mortes Violentas Intencionais), que é o nosso maior foco na SDS”, enfatizou a gestora. 

Corpo de Bombeiros 

Segundo a SDS, o Corpo de Bombeiros Militar registrou 249 ocorrências relativas a atendimento pré-hospitalar, incêndio, salvamento, serviços técnicos e prevenção em todo o estado durante o período de São João. 

No Litoral pernambucano, houve atuação do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), com 2.371 intervenções, seja de atendimento ou de orientação
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL