Cidadania

São João 2024: Recife monta estrutura de coleta seletiva com catadores

No Sítio Trindade, trabalhadores ganham diárias, alimentação, transporte, fardamento e EPIs.

Publicado em: 26/06/2024 13:32 | Atualizado em: 26/06/2024 13:36

Sítio Trindade fica na Zona Norte do Recife  (Foto: Prefeitura do Recife )
Sítio Trindade fica na Zona Norte do Recife (Foto: Prefeitura do Recife )
A  Prefeitura do Recife montou uma estrutura no Sítio Trindade, na Zona Norte,  para a coleta e comercialização de resíduos sólidos durante os festejos de São João. 
 
A ideia é dar apoio aos catadores de materiais recicláveis, durante os dias  de shows. 
 
O trabalho é realizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). 

A cabine de comercialização serve ainda como ponto de apoio aos catadores autônomos, que também surgem diariamente para exercer o trabalho, além de 64 catadores cadastrados de nove cooperativas apoiadas pela prefeitura.

  
Vantagens
 
Os catadores cadastrados estão sendo remunerados pelos serviços prestados de recuperação dos materiais recicláveis, triagem e comercialização.
 
Na operação da cabine com os catadores cooperados há o pagamento de diárias de R$ 140,00, incluso o transporte, além de refeição/lanches e fardamento com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Já na operação fora da cabine, todos os catadores avulsos recebem lanche, EPI e o pagamento pelo material coletado.

Todos os resíduos coletados na central de reciclagem serão direcionados para as cooperativas participantes que farão a comercialização, e todo o valor arrecadado será repartido igualmente entre elas.
 
O Sítio Trindade conta com dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis, e a Emlurb também instalou 180 tonéis no local para o descarte de lixo comum e 30 para recicláveis, garantindo mais conforto e a manutenção da limpeza no espaço.

Balanço

A operação segue até o final das festividades no equipamento cultural. 
 
Durante os dias 21, 22, 23 e 24 foram coletados 1.448,65 kg de materiais recicláveis, entre garrafas, latas, plástico e papelão.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL