Trem do Forró

São João: Trem do Forró faz última viagem neste sábado (29) com Vagão da Inclusão

Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa vai animar crianças e adolescentes que se encontram dentro do espectro autista

Publicado em: 27/06/2024 20:48

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A temporada 2024 do Trem do Forró chega ao fim neste sábado (29), Dia de São Pedro, com a segunda edição do Vagão da Inclusão, que vai levar cerca de 60 pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista. os participantes são atendidos pelo Espaço Vida Multiterapias. 

O trio que vai se apresentar neste vagão vai utilizar equipamentos de amplificação sonora e o público terá acesso a abafadores, para evitar desconfortos durante a viagem. Além disso, neste dia, a tradicional queima de fogos na partida e na chegada ao Recife estará suspensa.

“Nós que fazemos parte do Espaço Vida Multiterapias percebemos a importância da participação de nossos pacientes em um evento como esse, pois acreditamos que essa ação promove um ambiente acolhedor e inclusivo, proporcionando uma experiência cultural rica e acessível para todos. São momentos assim onde podemos celebrar nossa cultura  e reforçar a importância da diversidade e inclusão, permitindo que pessoas com autismo e suas famílias desfrutem de momentos de alegria e conexão”, destaca animada a empresária Monique Carla Ferreira Melo, idealizadora do Espaço.

Quem já participou desta edição do Trem do Forró e quer repetir a dose, pode garantir o ingresso no valor de R. Para os demais passageiros, o valor do ingresso segue por R e pode ser adquirido pelo site da atração ou nos quiosques do Ticket Folia dos Shoppings Riomar e Boa Vista. 

Percurso do Trem do Forró

O  Trem do Forró parte do Recife com destino ao Cabo de Santo Agostinho, em um percurso de 84 km (ida e volta). A concentração da atração ocorre sempre a partir das 14h30, no antigo pátio da Transnordestina (ao lado do Restaurante Catamaran), no bairro de São José, no Recife. Já a viagem ocorre a partir das 16h. 

Os kits são compostos por pulseira e camisa, que dão direito a experiência completa, incluindo parada para festa na cidade do Cabo. Em cada vagão, trios de forró pé-de-serra animam os passageiros, que também contam com um bar.

Na chegada ao Cabo, o público é recepcionado por quadrilha junina e levado para o Pátio de Lazer, localizado ao lado da Estação Central. No local os passageiros podem consumir alimentos e aproveitar a cultura local. 

Além das vendas individuais, a organização do Trem do Forró possui pacotes especiais para grupos turísticos e empresas, que aproveitam a atração para realização de festas corporativas, confraternizações e campanhas de incentivo. 

A demanda de público gera, aproximadamente, 150 empregos diretos e 100 indiretos, além de movimentar aproximadamente 600 mil reais na economia do Cabo de Santo de Agostinho e R milhões no Recife.

História 

O Trem do Forró teve início em 1991 e já atraiu mais de 200 mil pessoas. A ideia surgiu de um grupo de servidores estaduais que decidiu criar uma opção diferente de festa para o período junino: um trem que os levasse até a capital do Forró. 

O trem, uma das iniciativas do programa Pró-Lazer, saía do Recife a Caruaru e depois voltava à capital, transportando cerca de 60 passageiros, ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros. Mesmo com a extinção do Pró Lazer, o proprietário da Serrambi Turismo, Anderson Pacheco, que também foi diretor do programa, deu continuidade ao passeio, transformando-o em evento turístico. 

Em 2001, o destino do Trem do Forró passou a ser o Cabo de Santo Agostinho. Em 2020, a organização da atração junina estava pronta para realizar uma grande festa em comemoração aos 30 anos do passeio, mas em virtude da pandemia, a celebração precisou ser adiada e, em 2022, comemorou de forma histórica três décadas de muita animação.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL