ECONOMIA DE ÁGUA

Compesa promove combate ao desperdício de água no Grande Recife

O novo contrato de prestação de serviços de manutenção beneficiará mais de 4 milhões de pessoas

Publicado em: 05/07/2024 12:42 | Atualizado em: 05/07/2024 12:42

 (Foto: Arquivo/Aluísio Moreira)
Foto: Arquivo/Aluísio Moreira

 
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está agindo com maior agilidade no conserto de vazamentos, combatendo o desperdício de água na Região Metropolitana do Recife. 

De acordo com a Companhia, a atuação mais rápida em resposta às perdas de água é consequência do início de um novo contrato de prestação de serviços de manutenção de rede de distribuição. 4 milhões de pessoas na RMR receberão os impactos positivos.

O contrato, é um investimento de R$ 368,9 milhões, e contempla vários serviços com resolução em até quatro dias. A atuação da Compesa na resolução dos vazamentos em menor tempo tem resultado na diminuição expressiva dos vazamentos e também nas queixas dos moradores com relação à resposta da Compesa na prestação dos serviços.

Anteriormente, o prazo médio era em torno de 28 dias. Com o novo contrato em vigor, as novas ligações são realizadas em até nove dias após a solicitação do cliente.

O novo contrato será executado pelos próximos cinco anos por meio de três consórcios, envolvendo empresas de Pernambuco e de outros estados com referência nacional no setor do saneamento.

De acordo com a corporação, desde fevereiro, os consertos de vazamentos na RMR, que representavam cerca de 40% das queixas ligadas ao sistema de abastecimento recebidas pela Compesa, estão sendo realizados em um tempo bem mais curto a partir da data da solicitação. O prazo envolve desde a realização do diagnóstico e execução do reparo hidráulico até a reposição do pavimento. 

A contratação também tem como foco a eliminação de vazamentos pendentes. A Companhia informou que em cinco meses de contrato, mais de 10 mil serviços antigos foram solucionados, o equivalente a 94% das pendências.

Além disso, 70% dos ramais que apresentam vazamentos estão sendo integralmente substituídos. Uma frente de obras está atuando na substituição de trechos críticos que apresentem fragilidade pelo tempo de uso e pelas reincidências de vazamentos constantes.

Para o presidente da Compesa, Alex Campos, a Companhia vive uma nova fase na prestação dos serviços.

"Nossas equipes estão atuando de maneira ininterrupta, desde a notificação do vazamento, no diagnóstico e execução de todo o serviço. As intervenções são monitorados através de indicadores de desempenho, prezando pela qualidade e o prazo de conclusão das intervenções, como uma resposta rápida e assertiva a uma das principais queixas da população", diz Alex.
 
Campos reforça que a iniciativa será forte aliada da Companhia no combate às perdas, uma questão que vem sendo combatida de forma expressiva pela empresa.
 
"Quanto menos tempo vazando e quanto menos vazamentos, menor será o desperdício de água, e essa é uma meta rigorosa que o programa irá assegurar ao longo da vigência contratual", afirma o gestor.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL