CELEBRAÇÃO

Em Serrita, no Sertão, governadora Raquel Lyra participa da 54° Missa do Vaqueiro

Lyra esteve acompanhada de sua vice, Priscila Krause, no Parque João Cândido, na missa que foi presidida pela Diocese de Salgueiro

Publicado em: 28/07/2024 16:42 | Atualizado em: 28/07/2024 17:31

Raquel Lyra esteve acompanhada de sua vice, Priscila Krause, no Parque João Cândido, na missa que foi presidida pela Diocese de Salgueiro (Foto: Janaina Pepeu/Secom)
Raquel Lyra esteve acompanhada de sua vice, Priscila Krause, no Parque João Cândido, na missa que foi presidida pela Diocese de Salgueiro (Foto: Janaina Pepeu/Secom)
 

A governadora Raquel Lyra (PSDB) participou, neste domingo (28), da 54ª edição da Missa do Vaqueiro, no Sertão do Estado. 

 

A chefe do Executivo Estadual esteve no município de Serrita, distante 352 quilômetros do Recife para acompanhar a tradicional celebração sertaneja. 

 

Lyra esteve acompanhada de sua vice, Priscila Krause (Cidadania). no Parque João Cândido, na missa que foi presidida pela Diocese de Salgueiro por meio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. 

 

"A Missa do Vaqueiro demonstra a força da mulher e do homem do Sertão. É muito bom estar presente nesse evento por mais um ano, para celebrar a cultura e religiosidade do nosso povo. E o Governo do Estado está apoiando tanto a Associação Padre João Câncio quanto a Prefeitura de Serrita na realização dessa festa que contribui para a manutenção e perpetuação da cultura da região e também incentiva a geração de emprego e renda", destacou Raquel Lyra, ao lado da vice, ao acompanhar a celebração religiosa a cavalo, ao lado de centenas de vaqueiros que anualmente prestigiam o evento. 

 

De acordo com o Palácio do Campo das Princesas, a Missa do Vaqueiro é considerada Patrimônio Imaterial de Pernambuco pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Missa do Vaqueiro é realizada desde 1971 e foi idealizada por João Câncio, conhecido como o "padre vaqueiro", por usar chapéu, gibão e frequentar vaquejadas. 

 

"O ritual religioso faz homenagem a Raimundo Jacó, um vaqeiro que foi encontrado morto em 1954, no meio da caatinga, e que nunca teve seu assassino descoberto. A história foi cantada na música A Morte do Vaqueiro, por Luiz Gonzaga, que era primo de Jacó. Ato de fé do povo sertanejo, a missa passou a fazer parte do calendário de eventos culturais e religiosos do Estado e reúne vaqueiros de várias cidades do Sertão pernambucano e de outras estados do Nordeste", destacou o governo, por meio de nota.

 

Ainda segundo o governo, no final da missa, a chefe do Executivo estadual e a sua vice participaram da entrega de dois títulos da Câmara de Vereadores de Serrita ao cantor Flávio Leandro e à aposentada Nadir Ribeiro, os tornando cidadãos da cidade em gratidão a sua contribuição na organização da festa.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL