ESTADOS UNIDOS

Governadores democratas asseguram apoio à candidatura de Biden

Após reunião com o presidente dos EUA, a governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, afirmou que ele estava na corrida para vencer

Publicado em: 04/07/2024 14:48

Os governadores Kathy Hochul de Nova York, Tim Walz de Minnesota e Wes Moore de Maryland falam com repórteres após uma reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden (Foto: ANNA MONEYMAKER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)
Os governadores Kathy Hochul de Nova York, Tim Walz de Minnesota e Wes Moore de Maryland falam com repórteres após uma reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden (Foto: ANNA MONEYMAKER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)
Depois de uma reunião na quarta-feira de todos os dirigentes estaduais do Partido Democrata com o líder norte-americano Joe Biden, os governadores democratas dos Estados Unidos disseram que o apoiam em sua recandidatura à presidência dos Estados Unidos. “O democrata, de 81 anos, está apto a cumprir as funções presidenciais”, disse Tim Walz, governador de Minnesota.
 
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, endossou que Biden estava na corrida para vencer, após o encontro. “Joe Biden é o nosso candidato. Ele está aqui para vencer e eu o apoio", escreveu na rede social X a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer.
 
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, também participou da reunião e reiterou o empenho na campanha de Biden. 
 
Em Washington, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, reforçou que o atual presidente não planeja retirar a candidatura e continua a fazer campanha, estando na corrida.
 
Antes disso, fontes do partido democrata garantiram que o próprio Biden tinha dito em uma reunião virtual do Comitê Nacional do Partido Democrata, que ninguém ia tirá-lo da corrida presidencial, que continuaria até ao fim e iria vencer. Essas afirmações do presidente foram publicadas em diversas mídias, inclusive pela agência de notícias internacional Associated Press e o portal Politico, que, no entanto, não noticiaram a identidade das fontes. 

Mas, uma sondagem divulgada pelo jornal New York Times mostra que, após o debate, o candidato republicano Donald Trump aumentou consideravelmente a vantagem sobre Biden, tendo agora mais seis pontos percentuais: 49% contra 43% das intenções de voto. A sondagem indica ainda que 74% dos eleitores entrevistados estão preocupados com as capacidades físicas e cognitivas de Biden, apos ter aparecido frágil e titubeante no debate. 

Desde o debate presidencial na semana passada, em Atlanta, muitas declarações e vários editoriais e artigos de opinião em meios de comunicação nos EUA pedem que Biden desista da campanha, em geral, argumentando que é pelo bem do país e do seu próprio legado. 
Tags: eleição | biden | eua |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL