OPORTUNIDADE

Inscrições abertas para oficina 'Figurino: Vestir uma ideia do roteiro ao set'

O formulário para oficina no Recife segue aberto até esta sexta (5)

Publicado em: 05/07/2024 11:13

 (Divulgação)
Divulgação
A figurinista Ana Cecilia Drumond vai ministrar a oficina 'Figurino: Vestir uma ideia do roteiro ao set' no Recife (na Caixa Cultural Recife), entre os dias 9 e 13 de julho, e em Caruaru (no Armazém da Criatividade), entre 22 e 26. O objetivo principal é introduzir o participante na criação de um projeto de figurino audiovisual, despertando-o a perceber a importância e contribuição do figurinista dentro da linguagem e narrativa fílmica. A atividade conta com 30 vagas em cada cidade, com gratuidade para todos. Os interessados devem preencher formulário online para se candidatar a uma vaga.

O formulário para oficina no Recife segue aberto até 5 de julho no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3p3AaXgXJm7oAC2fZflZ4Ojz2f0b7fvK1YJJ2aUk0c-Ni_g/viewform. Para a atividade de Caruaru, é possível se candidatar até 13 de julho:https://docs.google.com/forms/d/1nmYLXsWHWCTRL6Gn9Dxpl-LL_Q_R2A2EGHjrXfOjris

O resultado da seleção dos participantes será divulgado no perfil do instagram: https://www.instagram.com/vestirumaideia/

Além do Recife e Caruaru, o projeto realizará a oficina em Belo Jardim, Triunfo e Goiana, buscando democratizar o acesso ao conhecimento. Em todas as cinco oficinas haverá a presença de intérpretes de libras para possibilitar a participação de pessoas surdas e ensurdecidas. 

O ciclo de oficinas faz parte de projeto incentivado pela Lei Paulo Gustavo/ Ministério da Cultura, por meio de edital lançado pela Secretaria de Cultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco. Durante a oficina,  os participantes irão exercitar a criação de figurinos de forma prática a partir de perfis de personagens. O projeto amplia o campo de discussão cinematográfico pela ótica do figurino ao contribuir para reflexões sobre o cinema feito no Estado.

Ana é figurinista e organizadora do livro Roupa de Cinema: o design de figurino no audiovisual pernambucano (2021), que apresenta um amplo panorama sobre a realização cinematográfica pela perspectiva do figurino. Assinou o figurino dos longas-metragens Amores de chumbo (Tuca Siqueira, 2017) e Passou (Felipe André Silva, 2020), e dos curtas Décimo segundo (Leonardo Lacca, 2007), Nº 27 (Marcelo Lordello, 2008), Mens sana in corpore sano (Juliano Dornelles, 2011), Sob a pele (Daniel Bandeira e Pedro Sotero, 2013) e História natural (Julio Cavani, 2014), além de Muro (Tião, 2008), este último vencedor do prêmio Regard Neuf da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL