SUPERFUNGO

Morre paciente diagnosticada com superfungo no Hospital Agamenon Magalhães

A Secretaria de Saúde do Estado confirmou que a idosa de 64 anos morreu nesta segunda-feira (1°)

Publicado em: 02/07/2024 09:29 | Atualizado em: 02/07/2024 09:46

 (Foto: Arquivo/Miva Filho/SES)
Foto: Arquivo/Miva Filho/SES
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou a morte de uma paciente diagnosticada com o superfungo Candida Auris, no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no bairro Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, nesta segunda-feira (1°). 

A idosa de 64 anos estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seguia em isolamento. O caso foi confirmado na última sexta-feira (28).

De acordo com a SES, de 1º de janeiro até este domingo (30), dez casos de Candida Auris foram confirmados no Estado.  

Segundo a pasta, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) monitora 17 pacientes internados na unidade. Eles tiveram amostras de material biológico coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/PE), onde estão sendo realizados exames de testagem.

Regulação da entrada de pacientes

Procurada pelo Diario de Pernambuco, a SES-PE se pronunciou por meio de nota, a respeito das medidas tomadas em função do controle da propagação do fungo.

“A partir da confirmação, a Secretaria trabalha no bloqueio e no controle da propagação do fungo. No setor onde a paciente estava internada foi estabelecida imediata intensificação das ações de limpeza e desinfecção de ambientes. Para detecção de possíveis novos casos, continuam a busca e a investigação diagnóstica de todos os contactantes que coabitaram os espaços de internamento com os doentes”, explicou a secretaria.

“Além disso, como medida de evitar a disseminação do fungo, faz-se necessário a regulação da entrada de pacientes na unidade. A partir deste momento, as pessoas com quadros leves de saúde devem procurar unidades de pronto atendimento municipais e estaduais para diminuir a circulação de pessoas dentro da unidade e facilitar a desinfecção do serviço”, finalizou.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL