Marcas Preferidas 2024

Parceria com Instituto Exatta revela marcas preferidas dos pernambucanos

Ao total, 61 produtos e empresas foram escolhidos em 14 categorias por moradores do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes

Publicado em: 01/07/2024 16:58

Para Tônico Araújo, estudo é um alerta sobre necessidade de posicionamento mais avançado no mercado
 (Divulgação)
Para Tônico Araújo, estudo é um alerta sobre necessidade de posicionamento mais avançado no mercado (Divulgação)

 
Tradicionalmente, o Diario de Pernambuco realiza, todos os anos, o recall de marcas mais importante do estado: o prêmio Marcas Preferidas. Em uma parceria consolidada com o Instituto Exatta, o jornal mais antigo da América Latina revela quais são os produtos e as empresas que estão na rotina e no coração dos pernambucanos. Ao total, 61 marcas foram escolhidas como as preferidas em 14 segmentos variados. Os vencedores serão anunciados nos dias 3 e 4 de julho.
 
A pesquisa, realizada no Recife, Olinda e Jaboatão entre os dias 9 e 15 de abril deste ano, foi feita a partir do método Top of Mind, no qual os consumidores apontam o primeiro nome que eles lembram em cada categoria analisada. Os dados foram levantados através de entrevistas presenciais com mais de 600 moradores dos três municípios pernambucanos. 
 
Segundo o diretor do Instituto Exatta, Tônico Araújo, o estudo apresentou um alerta sobre a necessidade de um posicionamento de marca avançado no mercado pernambucano, para garantir a consolidação de produtos regionais com os consumidores no estado. “Observa-se que as marcas mais citadas são exatamente aquelas que são maciçamente expostas nos meios publicitários, na sua grande maioria oriundas de outros centros comerciais, como os estados das regiões Sul e Sudeste”, explica. 
 
Enquanto as grandes marcas ocupam o espaço comercial, os produtos locais apresentam uma tímida presença no cenário pernambucano. “As marcas locais precisam aliar ainda mais a qualidade dos seus serviços e produtos com campanhas publicitárias boas e frequentes, conectando-se mais com os seus consumidores. Assim vão garantir o seu espaço no mercado, com um retorno financeiro positivo e o fortalecimento do seu posicionamento”, detalha o diretor. 
 
“Nós ficamos muito felizes em trabalhar desde 2020 com o Diario de Pernambuco, um grupo que se moderniza cada vez mais e possui uma credibilidade enorme no cenário nacional de comunicação. O prêmio projeta as marcas preferidas do pernambucano de uma forma acessível para todos os públicos. É um orgulho para o Instituto Exatta realizar o levantamento para o jornal mais tradicional da América Latina”, comenta Tônico Araújo.
 
Além do Marcas Preferidas 2024, o Diario de Pernambuco e a Exatta firmaram outra parceria para este ano: as eleições para prefeitos e vereadores. Para o diretor do Instituto, a colaboração tem o objetivo de mostrar a visão da população em relação a diversos tópicos de interesse público para o público geral, além de oferecer um diagnóstico completo da situação e as expectativas em relação aos futuros gestores municipais. 
 
Exatta 
 
A Exatta é uma empresa especialista na consultoria e gestão da informação, que está no ramo de pesquisas, censos, trabalhos de assessoria política e gestão empresarial há 25 anos. O Instituto ainda faz parte da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa e presta serviços para os setores públicos e privados. 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL