CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Parceria entre Secretaria da Mulher e Senai qualifica trabalhadoras pernambucanas

Parceria vale por três anos e irá contemplar mulheres de todo o Estado em diversos cursos profissionalizantes

Publicado em: 22/07/2024 16:54 | Atualizado em: 22/07/2024 17:12

Serão oferecidas 500 vagas gratuitas por ano, exclusivas para mulheres em cursos técnicos, de aperfeiçoamento e de qualificação em várias unidades do SENAI no estado (Foto: Ray Evllyn)
Serão oferecidas 500 vagas gratuitas por ano, exclusivas para mulheres em cursos técnicos, de aperfeiçoamento e de qualificação em várias unidades do SENAI no estado (Foto: Ray Evllyn)
A Secretaria da Mulher de Pernambuco e o SENAI-PE assinaram, nesta segunda-feira (22), um termo de cooperação para ajudar as pernambucanas a terem mais oportunidades de emprego e renda. 

Serão oferecidas 500 vagas gratuitas por ano, exclusivas para mulheres em cursos técnicos, de aperfeiçoamento e de qualificação em várias unidades do SENAI no estado. O prazo de vigência do acordo é de três anos. 

Essa parceria reforça a importância dada pelas duas instituições em criar espaços que as mulheres possam ocupar. 

"É a possibilidade de transformar a vida dessas mulheres, mas também de incluí-las em uma área que não é tão aberta ao público feminino. É a máxima da gente discutir que lugar de mulher é onde ela quiser e para ofertar para essa mulher, além de qualificação profissional também, as vagas de mercado e trabalho", destacou Juliana Gouveia, secretária da Mulher de Pernambuco.

O presidente do sistema FIEPE, Bruno Veloso, destacou a importância de ter mais mulheres ocupando espaços predominantemente ocupados por homens. 

“Essa parceria é fundamental para que nós possamos inserir a mulher em um curso que qualifique, onde a predominância hoje é mais masculina. Precisamos alterar essa percepção para que as mulheres tenham a mesma condição de estar em todos os cursos, em todas as profissões, com o mesmo número que os homens”, ponderou.

As primeiras vagas a serem oferecidas são as de cursos técnicos. 

São 75 vagas distribuídas nos cursos de Mecânica Automotiva, no SENAI Santo Amaro, de Eletromecânica, no SENAI Goiana, e Eletrotécnica, no SENAI Areias. 

Para pleitear a bolsa de estudo, é preciso estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio (ou equivalente à Educação para Jovens e Adultos – EJA/Ensino Médio), possuir no mínimo 18 anos e ter condição de baixa renda autodeclarada no ato da inscrição. 

As inscrições estão abertas de 23 de julho a 3 de agosto e a lista de candidatas selecionadas será divulgada em 6 de agosto. 

As interessadas podem se inscrever através do site do SENAI. “Todas as vagas e os critérios para participar estão disponíveis no pe.senai.br, segundo o edital de participação. A gente espera que essas mulheres e meninas tenham acesso à educação e à capacitação para se inserirem no mercado de trabalho”, comentou Camila Barreto, diretora regional do Senai Pernambuco.

As alunas de todos os cursos ganharão certificado do SENAI quando concluírem as aulas, desde que obtenham frequência mínima de 75% de carga horária prevista e aprovação mínima de 70 pontos de exames finais de cada disciplina que compõem cada qualificação. 

Os cursos técnicos oferecidos nessa primeira fase da parceria também visam a ampliação da presença feminina em segmentos que têm predominância de trabalhadores masculinos.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL