Economia

Sudene e IBGE fecham parceria para viabilizar plataforma de dados sobre o Nordeste

As informações serão disponibilizadas em um portal digital e também em uma sala interativa

Publicado em: 29/07/2024 21:18 | Atualizado em: 30/07/2024 08:02

 (Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene))
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
A Sudene e o IBGE anunciaram nesta segunda-feira (29) o lançamento da Casa Brasil Nordeste. A iniciativa trará um acervo de informações regionalizadas em versão digital e física. Os dados serão disponibilizados em uma plataforma que deverá reunir temas de interesse público como economia, sociedade e meio ambiente.
 
Essa é a primeira expansão do projeto Casa Brasil IBGE, divulgado em maio pelo IBGE. A unidade também poderá subsidiar a Sudene com dados e indicadores da região para o planejamento de políticas públicas e apoio ao setor produtivo.

“Historicamente, a Sudene é a referência sobre os aspectos da economia, da sociedade e do meio ambiente da região. O lançamento da Casa Brasil Nordeste retoma esse legado. Primeiro porque nos aproxima ainda mais da sociedade, que passa a entender melhor o impacto do nosso trabalho nos indicadores sociais e econômicos. E em segundo lugar, resgata a tradição da Sudene de produzir análises sobre esses aspectos, que podem ser utilizadas para prestar contas, melhorar nossa gestão e atrair investidores”, avaliou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

“Precisamos ter novos olhares para o Nordeste, entendendo que a região possui um ambiente propício para impulsionar o crescimento do Brasil e, a partir disso, vencer os desafios sociais que ainda persistem  A Casa Brasil IBGE Nordeste emerge da parceria do IBGE com a Sudene, concretizando a disponibilização de informações georreferenciadas e estatísticas voltadas à região nordeste do Brasil, e representa um passo importante na disponibilização de dados regionais que possibilitam avançar no monitoramento e avaliação de políticas públicas”, disse o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.

A Casa Brasil Nordeste será lançada primeiramente em versão digital, com informações sobre nove macroáreas do IBGE. A curadoria de conteúdo ficará a cargo de uma equipe multidisciplinar composta por uma equipe de especialistas das instituições, composta por geógrafos, estatísticos, economistas e arquitetos da informação.

O público poderá acessar mapas, pesquisas e indicadores socioeconômicos aplicados ao território da área de atuação da Sudene. Também será possível produzir e baixar relatórios com estas informações.

O centro de informações também terá uma sala aberta para visitações, localizado na sede da Sudene, no bairro de Boa Viagem. O local contará com totens para exibição de conteúdo, proporcionando ao público uma imersão multimídia em dados importantes para o entendimento das dinâmicas sociais e econômicas e ambientais que caracterizam o Nordeste.
 
Serão destacados os potenciais que transformam a região em um território de oportunidades para tornar o Brasil uma referência em bioeconomia, neoindustrialização e outras agendas.


Tags: tecnologia | sudene | ibge |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL