INTERSTADUAL

Suspeitos de praticar golpes no Grande Recife são presos pela polícia pernambucana em João Pessoa

O grupo foi preso na região metropolitana de João Pessoa

Publicado em: 01/07/2024 18:00

Com o grupo foram encontrados vários cartões de instituições financeiras, escondidos no forro do teto do carro, além de dispositivos utilizados para reter cartões de clientes (Foto: Divulgação/PCPE)
Com o grupo foram encontrados vários cartões de instituições financeiras, escondidos no forro do teto do carro, além de dispositivos utilizados para reter cartões de clientes (Foto: Divulgação/PCPE)
A Polícia Civil de Pernambuco realizou a prisão de um grupo criminoso interestadual especializado no crime de estelionato.

Após trabalho investigativo, foi identificado que o grupo estava aplicando golpes em estabelecimentos comerciais de Paulista, no Grande Recife, e tentou fugir em um carro alugado.

A equipe de policiais civis já estava monitorando os suspeitos há dias, sabendo da atuação deles nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, e com as informações do veículo que estava sendo usado por eles, conseguiu capturar o grupo na cidade de Mamanguape.

Com o grupo foram encontrados vários cartões de instituições financeiras, escondidos no forro do teto do carro, além de dispositivos utilizados para reter cartões de clientes durante o uso em terminais de autoatendimento. 

Também foram apreendidos diversos adesivos com números da falsa central de atendimento, utilizados pelos estelionatários, para descobrirem as senhas dos cartões das vítimas. 

O delegado Adyr Almeida, titular da Delegacia Seccional de Paulista, deu detalhes da prisão.

“Os policiais da Delegacia de Engenho Maranguape, no Janga, receberam a informação de uma vítima que teve o cartão retido no caixa 24h, e uma equipe da delegacia se dirigiu ao local, e através das câmeras de segurança conseguiram identificar dois suspeitos e mais um motorista. Eles também conseguiram identificar a placa do veículo e passaram a monitorar o carro e perceberam que este carro estava indo em direção ao RN. Montaram uma operação e conseguiram prender o grupo na Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba”, relatou.

Como eles agiam

Ainda de acordo com a polícia, o grupo chegava na cidade com uma semana ou cinco dias de antecedência e instalava, logo pela manhã um aparelho conhecido popularmente como “chupa cabra”, com uma fita plástica que fazia com que a vítima não conseguisse retirar o cartão.

A partir daí, os estelionatários cercavam a vítima orientando-a a ligar para o seu banco avisando que o cartão estava preso na máquina. 

Os criminosos produziram e colaram adesivos com telefones falsos utilizando a mesma grafia que os bancos utilizam e quando a vítima ligava para o número fornecido era atendido por uma pessoa da organização criminosa que solicitava a senha e de posse do cartão físico, conseguiam movimentar a conta e realizar as transferências.

A Polícia Civil segue nas investigações para identificar o maior número de pessoas envolvidas com o grupo criminoso e está em contato com as polícias do RN e da PB fornecendo as qualificações para que o grupo seja responsabilizado nos outros estados.

Os três envolvidos vão continuar sendo investigados por outros crimes pela polícia pernambucana e potiguar e vão responder pelos crimes de estelionato, associação criminosa e outros crimes que forem surgindo. Eles foram encaminhados para a audiência de custódia, seguem presos e estão à disposição da justiça.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL