SAÚDE

Centro TEA da UPA-E Ibura passa a ofertar exame de para diagnosticar alterações graves no cérebro

Exame pode ser realizado em crianças de zero a 14 anos

Publicado em: 23/08/2024 10:27

De acordo com o coordenador médico da UPA-E Ibura, Túlio Porto, o EEG é capaz de identificar alterações de transmissão neuronal cerebral que podem estar presentes em condições como o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) (Foto: Divulgação)
De acordo com o coordenador médico da UPA-E Ibura, Túlio Porto, o EEG é capaz de identificar alterações de transmissão neuronal cerebral que podem estar presentes em condições como o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) (Foto: Divulgação)
O Centro de Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) do Ibura, Zona Sul do Recife, agora realiza exame de eletroencefalograma (EEG). O exame é capaz de identificar epilepsia, distúrbios do sono, tumores, inflamações, entre outras condições.    

O exame tem o papel de analisar a atividade elétrica cerebral espontânea, cuja captação é realizada através de eletrodos colocados no couro cabeludo de forma indolor e não invasiva. No Centro TEA da UPA-E Ibura, o exame pode ser feito em crianças de zero a 14 anos encaminhadas pela Central de Regulação do Recife. 

O eletroencefalograma também pode ser feito quando as crianças apresentam atrasos no desenvolvimento ou sintomas como perda de consciência, movimentos ou comportamentos anormais. Na unidade, o procedimento é realizado apenas com a criança acordada, sem a opção de sedação (dormindo). 

De acordo com o coordenador médico da UPA-E Ibura, Túlio Porto, o EEG é capaz de identificar alterações de transmissão neuronal cerebral que podem estar presentes em condições como o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). 

"Sua utilização pode facilitar o diagnóstico precoce de patologias no cérebro potencialmente graves, levando a um tratamento que pode potencialmente mudar o prognóstico da doença", explica Túlio. 

Centro TEA

O local atende crianças de zero a 14 anos com TDAH, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), entre outras disfunções. O centro conta com uma equipe de profissionais especializados em neuropediatria, psiquiatria infantil, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social, psicopedagogia, nutrição e enfermagem.

Para acessar os serviços do Centro TEA, os pacientes precisam ser encaminhados pelas unidades de atenção básica, que são os postos de saúde da família de referência no território, via Central de Regulação do Recife.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL