Eleições

Horário eleitoral começa nesta sexta (30); saiba o que candidatos do Recife preparam

Confira o que Gilson Machado (PL), Daniel Coelho (PSD) e Dani Portela (PSol) apresentarão.

Publicado em: 29/08/2024 12:36 | Atualizado em: 29/08/2024 18:03

 (Foto: Caroline Pacheco/Famecos/PUCRS/Agência Senado)
Foto: Caroline Pacheco/Famecos/PUCRS/Agência Senado
Começa nesta sexta-feira (30) o horário eleitoral gratuito, também chamado de guia eleitoral, nas rádios e em todas as emissoras de televisão do país. Os principais candidatos à prefeitura da capital pernambucana se preparam para apresentar suas propostas aos eleitores. Confira o que Gilson Machado (PL), Daniel Coelho (PSD) e Dani Portela (PSol) apresentarão.

Gilson Machado, candidato do Partido Liberal (PL), será o primeiro a aparecer.  Segundo a assessoria do candidato, esse primeiro momento será de apresentação de Gilson Machado, sobre sua história, seu passado político e quem apoia sua candidatura. 

Em seguida, vem a coligação Recife com a Cara da Gente, de Dani Portela (PSOL). Por conta do tempo curto, a equipe de marketing da candidata contou ao Diario de Pernambuco que “toda a estratégia para a TV e rádio é voltada para convidar o público para as redes de Dani”. 

Já Daniel Coelho (PSD), adotará a mesma estratégia usada em suas redes sociais e abordará o “Recife sem Filtro”, em que mostrará o “Recife real”. 

O Diario entrou em contato com a assessoria do candidato à reeleição João Campos (PSB), mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. 

O programa será ao longo do dia, com inserções rápidas nos intervalos da programação dos canais. 

Sorteio

Os candidatos à Prefeitura do Recife e os vereadores aparecerão seguindo uma ordem de sorteio realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Após o primeiro dia, terá início o rodízio na ordem de veiculação.

O critério para a divisão do tempo é calculado com base no número de deputados federais das legendas que integram a coligação. No Recife, por exemplo, o candidato Gilson Machado não tem coligação. Porém, como o PL é um dos maiores partidos na bancada, com 92 no total, o tempo do candidato ao pleito recifense ficou com pouco mais de dois minutos. 
  • Partido Liberal - 2 minutos 5 segundos 
  • Recife Levado a Sério - tem 2 minutos e 39 segundos
  • Recife com a Cara da Gente - 30 segundos
  • Frente Popular do Recife - 4 minutos e 45 segundos 

No sorteio do TRE-PE, também ficou definida a quantidade de inserções que cada partido e coligação têm à disposição na majoritária:
  
  • Partido Liberal - 613
  • Recife com a Cara da Gente - 149
  • Recife Levado a Sério - 781
  • Frente Popular do Recife – 1.397

A importância do guia eleitoral

Para a cientista política Priscila Lapa, o guia eleitoral precisa causar algumas emoções no espectador. “Essas emoções vão depender do contexto de cada campanha, de cada perfil de candidatura. Se o pano de fundo desta candidatura é o medo, eu tenho que despertar no eleitor o medo do adversário de ganhar. Se é mudança, tenho que mostrar que o candidato está antenado com a mudança”, explica. 

Por conta disso, a maneira com que o candidato aparece pela primeira vez ao público é vital para que o eleitor consiga entender, e até mesmo, sentir qual será o objetivo de sua campanha. 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL