GUERRA

Moscou lança ataque massivo à Ucrânia pelo terceiro dia consecutivo

As autoridades ucranianas ainda não informaram se há vítimas mortais após o ataque russo

Publicado em: 29/08/2024 13:22

 (Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
)
Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
Segundo a força aérea da Ucrânia, na madrugada desta quinta-feira (29) a Rússia lançou pelo terceiro dia consecutivo esta semana um ataque massivo contra o território ucraniano, dos quais 60 drones foram abatidos pelas defesas do país.
 
As autoridades ucranianas ainda não informaram se há vítimas mortais após este ataque russo. As ofensivas atingiram várias regiões, entre elas, a capital Kiev, Kharkiv, Sumi, Donetsk, Cherkasi, Kirovograd, Polatva e Dnipropetrovsk e Kherson.
 
O chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, acrescentou que em Pokrovsk têm se concentrado os combates mais intensos das últimas semanas, na tentativa das tropas russas de avançar na região de Donetsk. “Os combates são excepcionalmente duros”, admitiu Syrskyi.
 
Já a delegação ucraniana na Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) disse que os ataques russos às infraestruturas energéticas objetivam paralisar as operações nas instalações de energia. O chefe de gabinete do presidente ucraniano, Andriy Yermak, assegurou que seu trata de uma decisão deliberada do regime de Vladimir Putin, que ameaça o mundo com uma catástrofe nuclear, depois dos mais recentes ataques a infraestruturas energéticas, que afetou subestações elétricas em nove regiões da Ucrânia.
 
Moscou também tem utilizado na maioria dos bombardeios drones, que o Kremlin adquire dos seus aliados iranianos. A Procuradoria da Ucrânia anunciou que abriu uma investigação de um general da Guarda Revolucionária do Irã pela sua responsabilidade na transferência destes drones para a Rússia.
Tags: guerra | rússia | ucrânia |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL